Bezerros se destaca como carnaval excursionista, diz pesquisa

Garanhuns, Pesqueira, Olinda, Triunfo e Bezerros lideraram no ranking de turistas.

Cidades do interior de Pernambuco receberam destaque durante o período carnavalesco de 2023. De acordo com um levantamento realizado pelo Setor de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo (Setur) e EmpeturGaranhuns aparece como a cidade que mais recebeu turistas (95,52%), enquanto Bezerros se destaca como a cidade com maior número de excursionistas (62,71%).

Dos municípios que mais tiveram participação de turistas no carnaval, ficam atrás de Garanhuns as cidades de Pesqueira (93,14%), Olinda (88,11%),  Triunfo (70,42%) e Bezerros (37,29%). Com relação aos excursionistas, Bezerros lidera o ranking seguido de Nazaré da Mata (32,18%), Triunfo (12,67%) e o Galo da Madrugada, no Recife (11,27%).

Dos visitantes internacionais, Olinda foi a cidade que mais atraiu turistas (2,07%). Na sequência, aparecem Garanhuns (1%), Nazaré da Mata (0,75%) e Pesqueira (0,49%).

O levantamento aponta que 96,48% dos visitantes a Pernambuco no carnaval recomendaria a folia de Momo. Os dados foram construídos a partir de 2.470 entrevistas.

Sobre o perfil dos visitantes, 89,84% tem intenção de retornar ao Estado e 73,04% tiveram o carnaval como principal motivo desta viagem. Menos da metade deles vieram em família, cerca de 46,44%. Entre os solteiros, o percentual é maior, aproximadamente 52,22% .

Dos países que mais estiveram presentes em Pernambuco, Portugal e Itália, França e Alemanha lideram a lista. Mas também contamos com a visita de turistas dos países: Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Holanda, Áustria, México, Inglaterra, Espanha, Canadá, Holanda e Suíça.

Do G1 Caruaru


DA REDAÇÃO- Entender os números da pesquisa para melhor planejar o carnaval é primordial. Não é novidade que a característica do nosso carnaval seja de excursionistas, afinal são caravanas da capital que lotam as nossas ruas no domingo de folia e retornam no mesmo dia. Nos preocupa o índice de turista que é quem estabelece estadias no período e fazem movimentar a nossa economia no carnaval. Não temos dúvidas de que todas as falhas já elencadas, como a realização de um Baile Municipal descaracterizado e uma divulgação atrasada da programação, além do não envolvimento da comunidade, foram responsáveis diretamente por isso.

Share