Bezerros recebeu equipe de profissionais a CNM e o Sebrae para discutir sobre o Regime Próprio de Previdência

Com informações da Prefeitura de Bezerros

PREFEITURA DE BEZERROS, CNM E SEBRAE APRESENTAM PROGRAMA DE PREVIDÊNCIA SUSTENTÁVEL



A Prefeitura de Bezerros, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apresentou, entre os dias 26 a 28 deste mês, o Programa de Previdência Sustentável. A iniciativa tem como objetivo prestar apoio técnico às prefeituras para reformulação dos fundos previdenciários, além de promover uma melhor rentabilidade financeira.

Uma equipe de profissionais, representando a CNM e o Sebrae, veio até Bezerros para discutir sobre o Regime Próprio de Previdência do município e, a partir do diagnóstico feito pelas entidades, traçar medidas estratégicas para equacionar o déficit atuarial, além da criação de um plano de desenvolvimento local, por meio do planejamento de investimentos em infraestrutura e de desenvolvimento de negócios em áreas como mobilidade urbana, habitação, educação e saúde.

O programa piloto, aplicado em 60 municípios brasileiros, também dá ênfase na formulação de novas formas de parceria entre o setor público e o privado, bem como o fomento à criação de micro e pequenas empresas por meio de instrumentos de financiamento e capacitação, a partir de um plano de benefício, custeio e programas de formação para gestores na área de previdência, especialmente no que diz respeito ao Instituto de Previdência Municipal de Bezerros (Iprebe).

Um encontro presencial foi realizado na última terça-feira, dia 27 de junho, no auditório da Faculdade Vale do Pajeú (FVP), e contou com a presença de representantes da gestão municipal, do Poder Legislativo, da CNM e do Sebrae, servidores (ativos e inativos), sindicatos, entidades de classe, imprensa local, entre outros. O encontro foi transmitido ao vivo pelo perfil oficial da Prefeitura de Bezerros no Facebook.

Estiveram presentes o Procurador Municipal, Paulo Alves, o Controlador Municipal e Coordenador Geral do Programa de Previdência Sustentável em Bezerros, José Wagner, a secretária da Fazenda, Marília Motta, o diretor-presidente do Iprebe, Elias Araújo, a economista e representante da CNM, Nancy Abadia, a Técnica Analista do INSS, Raquel Marshall, o Analista de Dados e Consultor da CNM, Eduardo Ramos, e a advogada especialista em regime próprio, Lorena Andrade.

Também estiveram presentes as secretárias municipais de Cidadania, Daylma Lima, de Educação, Tarciana Nápoles, o vereador Carlos Eduardo, o gerente de articulação, Wagner Lima, e o analista de gabinete, Mário Botelho, além de Vanessa Lima, presidente do Sismube, Cristiane Soares, presidente do Sinpro e José Idelbrando, presidente do Sindacs.

>>SELEÇÃO – PROGRAMA DE PREVIDÊNCIA SUSTENTÁVEL
Em abril deste ano, a prefeita Lucielle Laurentino esteve em Brasília para celebrar o termo de parceria entre a entidade e o município. Bezerros foi selecionado, através de edital, junto com outros 59 municípios brasileiros para participar do Programa de Previdência Sustentável, que consiste em um convênio firmado entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para auxiliar os municípios, de todas as regiões brasileiras, a equacionarem seus déficits previdenciários e fomentar o desenvolvimento local.
TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
FOTOS: Joelma Silva.

Share