Bezerros é 151° município no estado com maior dependência de verbas externas

Apenas 17, 3 % do orçamento de Bezerros advêm de recursos arrecadados por impostos municipais.

☑️ Última atualização de dados divulgados pelo IBGE mostraram que o Município de Bezerros configura entre os 20 municípios mais necessitados de recursos externos para manter as despesas públicas correntes da região geográfica imediata do agreste e o 151º do Estado de Pernambuco.

Dessa maneira, dados evidenciaram a alta dependência financeira da cidade em arrecadação de verba dando notoriedade que 82,7 % dos recursos do município vem de repasses dos recursos externos de verbas federais. Os dados do IBGE ainda não foram atualizados recentemente não sendo possível identificar a atual posição do município nos dias atuais, porém, nos anos seguintes a receita do quadro econômico permaneceu estagnada entre a margem dos indicadores passados.

Dentre as principais transferências da União para os Estados, o DF e os Municípios, previstas na Constituição, destacam-se: o Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal – FPE; o Fundo de Participação dos Municípios – FPM; IPI  – Exportação; CIDE-Combustíveis; o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb e o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR.

O orçamento de arrecadação do município se da de varias maneiras, entre as mais populares são Impostos (IPTU, ITR, ITBI e ISS), Taxas (sobre serviços públicos) e contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas. Dessa maneira, apenas 17, 3 % do orçamento de Bezerros advêm destas fontes.

Redação PH Bezerros

Share

Os comentários estão desativados.