BEZERROS DEVE ENVIAR PACIENTES PARA A UPAE DE CARUARU

Trinta e um municípios do Agreste do Estado passam a contar com uma nova rede para atendimentos especializados. Nesta sexta-feira (13), foi entregue a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Caruaru, pelo governador Eduardo Campos (PSB), beneficiando mais de 1,2 milhão de pessoas. Essa é a terceira unidade da rede a ficar pronta, do total de 15 UPAEs previstas até o ano que vem.

“O maior investimento em saúde do Norte-Nordeste está sendo feito aqui em Caruaru, tornando o município o polo médico da região do Agreste. Estamos construindo o Hospital Mestre Vitalino e o Hospital da Mulher do Agreste, além da reestruturação do Hospital do Agreste que já entregamos à população, totalizando um investimento de mais de R$ 250 milhões nos equipamentos de saúde do município”, afirmou Campos.

Apenas na UPAE de Caruaru foram investidos mais de R$ 22,6 milhões, incluindo a obra física e a aquisição de equipamentos.

A unidade de saúde foi batizada de Ministro Fernando Lyra e conta com as especialidades de pneumologia, cardiologia, oftalmologia, dermatologia, cirurgia geral, entre outras. A expectativa é realizar uma média de 90 mil consultas médicas por ano.

Já o setor de diagnósticos, que contará com exames laboratoriais, oftalmológico, eletrocardiograma, ecocardiograma, raio-X e ultrassonografia, terá capacidade para realizar mais de 278 mil exames por ano. Em relação ao bloco cirúrgico, a unidade terá capacidade para realizar uma média de 2,6 mil procedimentos por ano.

“A UPAE vem para ampliar o acesso da população aos serviços do SUS. Neste equipamento, as pessoas poderão se consultar com o especialista, fazer os exames necessários e, se for preciso, realizar aqui mesmo cirurgias de pequeno e médio porte. Sendo necessário um procedimento maior, o paciente é encaminhado ao serviço de referência”, explicou o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.

BEZERROS- Enquanto o município de Bezerros luta para construir sua UPA 24h tentando certo ‘malabarismo’ para a sua manutenção, já que o Governo Federal entrará apenas com os recursos para a sua construção, a UPA Especialidades de Caruaru, mantida pelo Governo do Estado, será de referência para toda uma região. Segundo declaração do prefeito, a secretaria de Saúde firmou convênio com a UPAE para a realização de exames e atendimentos especializados na unidade.  A informação é que quando o número de pessoas for grande e não forem atendidas pela policlínica de Bezerros, o município enviará pacientes até a UPAE. Segundo o prefeito, esse foi um compromisso do município firmado com a secretaria de Saúde do Estado.

Da redação, com informações também do Blçog da Folha.

Share

Leave a Reply