Bezerrense é destaque em excelência de gestão em cooperativa

Em meio à cerimônia do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, evento que premiou as cooperativas com alta performance nos processos de gestão e governança, houve espaço para conhecer os 35 jovens que irão participar do programa Somos Líderes e vão liderar o futuro do cooperativismo. Entre esse grupo, há dois pernambucanos. Italo Sampaio, cooperado da Coopasa, cooperativa do ramo Agro da cidade de Bezerros; e Alessandra Soares, cooperada da Cooates, do Ramo Trabalho, do município de Barreiros representarão o estado na defesa da bandeira do cooperativismo em toda a sociedade.

O programa foi criado para formar lideranças cooperativista comprometidas no engajamento e na difusão dos princípios do cooperativismo.  Essa foi a primeira turma formada por jovens de todas as regiões do Brasil, com idade entre 21 e 35 anos, recém-graduados ou cursando o último ano do curso superior de qualquer área.

Todos os jovens receberam as boas-vindas do embaixador especial da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) dentro do segmento cooperativista, Roberto Rodrigues. De acordo com ele, um bom líder deve ter não somente a capacidade de ouvir e entender as demandas das bases, mas também tomar decisões com agilidade e antecipar soluções. “O novo líder não é apenas um intérprete, não é apenas um entendedor do que a média dos seus cooperados deseja. Ele é o propositor de projetos. O novo líder tem que rasgar o horizonte, enxergar à frente”, aconselhou Roberto Rodrigues.

Esse foi apenas o primeiro encontro entre os jovens. Até abril de 2020, eles terão aulas virtuais e presenciais de assuntos como Tendência, Inovação e Liderança; Liderança no contexto cooperativista; Liderança no contexto organizacional; Liderança no contexto social; e Liderança no contexto político. Cada um desses módulos conta com metodologia inovadora, conteúdo via podcasts e encontros virtuais em webnários.

Também aconteceram aulas presenciais que serão realizadas em Recife, Chapecó, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. E para potencializar o aprendizado, estão previstas visitas técnicas a instituições e organizações que implantaram soluções que mostram na prática os conteúdos trabalhados durante o programa.

Entusiasmado com o projeto Ítalo agora deseja focar no desenvolvimento, cada vez mais, do espírito cooperativista.  “Tive a honra de ser selecionado e tenho a certeza que a partir dessa formação a minha carreira profissional terá um upgrade. Com esse novo apanhado de ideias, sei que estarei apto para liderar as instâncias cooperativistas de Pernambuco. Com essas novas perspectivas se abrindo, desejo focar todo o esforço possível para propor soluções e desenvolver o espírito solidário”, contou o jovem.

A motivação também faz parte do momento de Alessandra. Sabendo da grande tarefa que vem pela frente, ela deseja se aprofundar nos conhecimentos sobre o cooperativismo para ajudar a população a se desenvolver mais. “A missão é muito nobre e terá um grande alcance pelo Brasil. Estou me sentindo bastante ansiosa para começar os trabalhos. Quero conhecer as diversas realidades do cooperativismo por todo o país e auxiliar o público a encontrar soluções eficazes de gestão, que também possam contribuir para práticas cooperativistas de maior alcance dentro da sociedade”, salientou a cooperada da Cooates.

Share