APAC ESCLARECE SOBRE A CHUVA DE GRANIZO EM BEZERROS E RIACHO DAS ALMAS

No final da tarde do último domingo, dia 03/11/2013, ocorreram chuvas de granizo em algumas cidades do Agreste, como Riacho das Almas e Bezerros que surpreendeu a população.

Imagem da zona rural de Bezerros, onde o fenômeno aconteceu

O granizo consiste em pedras de gelo que se formam em grandes nuvens, chamadas cumulunimbus. Essas nuvens são caracterizadas pela grande extensão vertical – em torno de 10Km ,  com intensas correntes de ar ascendente, as quais elevam as gotas de água à temperaturas abaixo de 0° formando, assim, o granizo. O granizo sobe dentro da nuvem, aumentando seu tamanho por colisão com pedras menores, até sua massa vencer a força do movimento ascendente do ar, ocorrendo sua precipitação. Quando a pedra de granizo cai, e passa pelo ar onde a temperatura é maior que 0° (temperatura de congelamento), começa a derreter, porém se a pedra tiver um tamanho elevado não derrete totalmente e em vez da gota de chuva cai o granizo.

  Também ocorreram chuvas de intensidade moderada a forte em algumas localidades do Agreste como Ibirajuba (87,0 mm), Cachoeirinha (67,0 mm), Poção (65,0 mm) e Riacho das Almas (63,0 mm). É importante lembrar que essas chuvas, e também o granizo, foram causadas por um sistema meteorológico chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que deve permanecer causando chuvas no estado pelos próximos dias.

http://www.pe.gov.br/b/6470

Share

Leave a Reply