“A oposição em Bezerros não mostra se vai para as ruas, é necessário que as pessoas comecem a mostrar suas intenções”

RENATO (2)Chegamos a 13ª entrevista da séria com pessoas do cenário político de Bezerros. O objetivo é mostrar os posicionamentos de cada um projetando para o nosso internauta possíveis cenários. Neste sábado (19), entrevistamos José Milciades, o popular Renato da Farmácia. Ele já foi candidato a vereador e ainda militou nos grupos políticos da cidade. No governo da ex-prefeita Bete de Dael chegou a ser Secretário de Turismo. Ao bezerroshoje, Renato fala da sua história, da sua militância no PCdoB e explicar as mudanças de rotas ao longo do caminho. Assim como os demais entrevistados, ele também é instigado a avaliar o cenário eleitoral que se avizinha. Leias as demais entrevistas da série aqui.

BEZERROS HOJE- Você é natural do Estado de São Paulo, mas acabou se estabelecendo em Bezerros. Como se deu isso?

RENATO DA FARMÁCIA- Sou natural de Arcoverde, quando minha mãe estava grávida de mim resolveu voltar de São Paulo para Bezerros,já em estado avançado da gravidez não deu tempo  chegar a Bezerros e acabei nascendo em Arcoverde,   estudei na Escola José de Góes,Cônego Alexandre e no Municipal.Aos quatorze anos fui morar em São Paulo onde trabalhei em algumas empresas e por último no Bradesco, mas sempre tive um sonho de voltar a Bezerros e voltei, tenho dois filhos, Renato comandante do corpo de bombeiro e Rafael universitário em Direito, sou formado em Turismo e atualmente exerço a função de taxista.

BEZERROSHOJE- Você uma das figuras marcantes na política de Bezerros. Já foi candidato a vereador e chegou a militar em todos os grupos políticos da cidade. Mas sua história começou no PCdoB, sendo uma das referências da legenda no município. Comente…

RENATO DA FARMÁCIA- Sempre gostei de política, estava presente nos movimentos acompanhando  Dr. Marcone , quando fui convidado para me filiar ao PC do B, pra mim foi uma grande experiência, tínhamos um grupo voltado para uma mudança,acreditávamos em uma renovação, ao mesmo tempo meu nome foi colocado para sair a vereador, fizemos uma campanha muito forte  sempre acompanhando Marcone na majoritária o nosso pensamento era mudar e acreditávamos as pessoas que faziam parte do grupo, tinhamos um ideal, Geandre era uma cabeça pensante junto com Raimundo e outros, tínhamos um pensamento que era  fazer uma política voltada para a população sem interesses próprios, Marcone fazia questão de sempre nos chamar para traçar diretrizes em relação a campanha, posso dizer que aprendi muito com este partido.

BEZERROS HOJE-Como coordenador de campanha da ex-prefeita Bete de Dael, você acabou sendo alçado para Secretário Adjunto de Turismo. Como você analisa a pasta no âmbito municipal. O que é mais importante, eventos ou ações para o desenvolvimento do setor?

RENATO DA FARMÁCIA- A campanha da ex-prefeita foi muito intensa, já estávamos com outros pensamentos em relação a política  e resolvemos abraçar esta causa, fizemos uma coordenação ao lado de Josevânio  de Miranda,fomos pra rua e foi pra mim uma das maiores disputas que já participei. Ao ser convocado para exercer a função de adjunto no turismo procurei desempenhar o meu papel da melhor forma possível, não foi fácil passei por problemas que me deixaram muito chateado fui taxado de ter praticado improbidade administrativa e na época não pode me defender e até hoje ainda sou vítima dessas calúnias, procurei realizar o são João na cidade que era uma reivindicação da população que reclamava o porquê de só ter festa junina na serra, aluguei uma lona de circo e consegui patrocínio para   mesma com um comerciante da cidade ligado ao ramo de bar, os Pés de Serra fizeram várias apresentações, o valor que ficou para a prefeitura foi irrisório, assim que terminou os festejos juninos os quais deixei tudo preparado para os pagamentos   viajei pra São Paulo para participar do salão do turismo, todos sabem que a secretaria de turismo não tem dotação orçamentária ,não paguei nenhum valor, referente os festejos, como fizeram também não fui informado, logo em seguida passei a receber acusações referente a esta lona é muito chato ser acusado e não poder defender-se,infelizmente ainda hoje pessoas ligada ao atual prefeito me acusam, mas tudo isto procuro tirar como aprendizado e seguir em frente em relação a pasta no âmbito municipal, eu vejo como de suma importância até porque Bezerros tem um turismo bem abrangente precisa sim de maior divulgação,os eventos são importante até porque faz parte de nossa cultura precisamos dar uma melhorada , sempre fazemos as mesmas coisas é necessário elaborar projetos para melhorar os eventos, mas,o primordial são as ações,estas são o diferencial para que possamos divulgar melhor nossos atrativos, hoje vivemos da visão que o Dr. Lucas Cardoso teve em relação a Serra Negra e o que estamos fazendo pela Serra? O que esperamos para o futuro? A Serra tem muito o que oferecer e não estamos sabendo dimensionar o que temos de melhor, é necessário investir mais, trazer projetos incentivadores, hoje, o que temos na Serra é uma corrida desenfreada de pessoas comprando terrenos, especulação imobiliária e vejo com preocupação porque estamos transformando a serra como o Alto de Moura que perdeu sua tradição.

BEZERROS HOJE- Nas eleições para Deputados, em 2014, você esteve apoiando os candidatos do prefeito Branquinho (PSB). Imaginava-se que, assim como outras lideranças que apoiaram a ex-prefeita, aderisse à gestão. O que deu errado?

RENATO DA FARMÁCIA- O meu compromisso com a ex prefeita foi até o fim do mandato dela, procurei ser fiel a mesma não a abandonei, procuro sempre dizer que quando visto uma camisa procuro honra a mesma passamos muitas dificuldades na gestão, até porque, a ex prefeita adotou uma política que não se chega a lugar algum, que é: ( eu faço, eu mando eu aconteço ), e isto causou muito constrangimento, mas, procurei fazer minha parte sempre adotando a forma de trabalhar e trabalhar, eu vejo   pessoas que querem cargos na prefeitura como status, você precisa arregaça as mangas e pra rua e fazer o seu melhor pela cidade, respeitar o povo, saber tratar as pessoas com dignidade eu vejo a população sempre colocada em segundo plano, só são vistos na hora de votar depois são esquecidos, as pessoas que ocupam cargos importantes precisam saber tratar melhor as pessoas, aprende que nem todo líder é chefe e nem todo chefe é líder você precisa ter estas características para exercer bem sua função, estas coisas deram erradas e muitas outras mas procurei ir até o fim, em relação ter apoiado os candidatos do prefeito, primeiro  que é uma política bem diferente em relação a prefeitura, o prefeito veio até minha residência junto com o vereador Romero e o Sec. De agricultura na época Neto de Valmir, segundo o prefeito ele gostaria que eu caminhasse com ele nesse processo político e  que tinha interesse que eu fizesse parte do seu grupo o que responde que iria mas ele não teria compromisso nenhum em relação a me dar cargo em seguida fui convidado para participar da coordenação ao lado  de Romero e Neto, o qual aceitei, até porque você coordenar a campanha da ex prefeita e em seguida ser chamado para coordenar do atual prefeito pra mim foi um orgulho apesar de muita gente não entender, me vejo como um jogador de futebol hoje defende o Santa e depois é contratado e vai defender outro clube, infelizmente tem pessoas que pensam pequeno e nos tratam como inimigo tacham você de contra, me considero um Bezerrense e tenho todo o direito de escolher pra onde quero ir , que partido quero apoiar, até porque como já expliquei não abandonei a ex prefeita e procurei ser fiel até o fim de seu mandato.

BEZERROS HOJE- Você a chegou a criticar severamente a imprensa de Bezerros porque não estaria mostrando a realidade do Governo Branquinho. Há algo que ainda não foi dado publicidade? Como você avalia a atual gestão?

RENATO DA FARMÁCIA-Realmente passei dos limites quando falei sobre a imprensa, mais, reconheci meu erro e pedi desculpas pelas palavras que usei não sou de atacar desta forma, mas em relação à imprensa gostaria que fosse passado melhor os fatos a população precisa  estar interada no que acontece isto não quer dizer que se faz necessário detonar o gestor e simplesmente mostrar os fatos, hoje tem pessoas que estão na atual gestão que dominam  certo meio de comunicação e não passa informação, todos sabem, se o mesmos perdem o cargo que ocupam vão passar a criticar de forma severa a gestão quando mim referi a imprensa, coloco também os vereadores que não se posicionam, estão omissos e isto não é bom pra nenhum gestor,  se faz necessário mostrar os erros pra que ele tome providências e perceba o que e preciso mudar, uma das pessoas que mais me combateu na gestão passada foi o vereador Milson fiquei chateado com a forma que ele me acusava, hoje entendo sua função como vereador de oposição e acho que o mesmo esta fazendo falta na câmera de vereadores. À atual gestão vem fazendo um trabalho de acordo com a situação do País. E em relação ao que foi prometido deixou a desejar promessas de campanha está cada vez  mais difícil de cumprir e isto a população não aceita, o fato de você ter dificuldade esta passando momentos difíceis pode ser mudado tratando melhor as pessoas sabendo escutar a população.

BEZERROS HOJE-Como você analisa o atual cenário eleitoral para 16? 

RENATO DA FARMÁCIA- O cenário ainda é inserto muita coisa acredito que pode acontecer, uma coisa é certa, a oposição em Bezerros não mostra se vai para as  ruas, é necessário que as pessoas comecem a mostrar suas intenções,  vejo a situação com um grupo forte enquanto a oposição não se posiciona. Uma grande mudança nas próximas eleições vai acontecer em relação ao legislativo com o aumento de vagas para vereador isto é muito bom pra o cenário político se o prefeito sai a reeleição vamos aguarda, Breno é um nome que também vem crescendo, até agora vejo Neguinho como candidato de oposição e que vai precisar e muito de unir a oposição em relação a sua candidatura.

BEZERROS HOJE- Renato da Farmácia estará no processo e qual partido você pretende estar filiado?

RENATO DA FARMÁCIA- Que estarei no processo isto é certo de uma forma ou outra estarei fazendo parte sim como já coloquei, gosto de política e acredito que podemos  dar nossa contribuição, somos formadores de opinião,  não podemos ficar de fora, em relação a partido ainda não decidi, estou no momento sem partido e vou analisar com bastante calma uma possível filiação

BEZERROSHOJE- Suas considerações finais…

RENATO DA FARMÁCIA-Agradeço o espaço que me foi dado, espero ter contribuído, precisava e muito esclarecer certas questões que estavam pendentes, como cidadão Bezerrense só quero o melhor pra minha cidade e espero que as pessoas não desistam do processo eleitoral,ele é importante,vamos continuar acreditando, tenho certeza que nossa cidade vai crescer e muito em todos os sentidos.

Share

Leave a Reply