DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

RESUMO POLÍTICO DA SEMANA

REVER ESTRATÉGIAS

pactoO programa Pacto Pela Vida municipal fez, na última semana, uma reunião de avaliação das metas. Ficou evidente que no caso da redução de homicídios o programa não atendeu o objetivo. Houve um aumento de 50% no número de  crimes de morte em relação ao mesmo período do ano anterior. Se destacou que algumas medidas anunciadas, como o aumento do policiamento ostensivo, declinou. O próprio prefeito Branquinho reclamou sobre a interrupção da patrulha policial nas comunidades de Encruzilhada e Sapucarana. É bom lembrar que uma das propostas  seria a reativação de postos policiais nessas comunidades. O município instituiu sua guarda municipal, mas não houve a contrapartida do Estado com o aumento de policiamento. Das seis câmaras que compõem o programa, destacaram-se positivamente Ação Social e Educação, principalmente  no que se refere a recuperação de viciados em drogas e frequência escolar; na saúde foi citada a falta de informações pelas comunidades, como dificultadoras das execuções do planejamento da secretaria. 

EM BEZERROS

O senador Armando Monteiro (PTB) lidera todas as pesquisas para governador, mas isso não é o suficiente para que ele possa se manter na dianteira rumo a corrida sucessória estadual. Enfrentar um candidato  que – mesmo desconhecido – conta com ampla estrutura política na maioria dos município é um desafio. Se faz necessário, portanto, arregimentar apoios.  Em Bezerros Armando conta com a força política da ex-prefeita Bete e do ex-vice-prefeito Carlinhos. Eles, embora distantes politicamente, terão o um grande desafio, que é defender o seu nome no município. Por outro lado, todas as forças políticas que elegeram Branquinho prefeito seguirão com Paulo Câmara para governador.

CONCURSADOS

Na terça-feira (29) tomará posse no serviço público de Bezerros 112 dos 509 aprovados no concurso público da prefeitura. A meta é que outra remessa de candidatos aprovados seja convocada posteriormente. Aos aprovados, paciência, é importante observar que o município sinaliza efetivá-los o quanto antes, até porque um dos objetivos do concurso foi atender ao fator chamado IPREBE. Quanto mais efetivos na folha, maior será a arrecadação do Instituto de previdência municipal.

OS CANDIDATOS

O candidato da prefeita Bete a Deputado Estadual, Sílvio Costa Filho (PTB), acredita que possa ter de dois a três mil votos em Bezerros nas eleições de outubro. Ele conversou com a reportagem durante a coletiva do pre-candidato a governador Armando na sexta-feira em Gravatá. Por outro lado, há expectativa de que o candidato Waldemar Borges (PSB) possa chegar a dez mil votos, principalmente se ele tiver o apoio do prefeito, algo bastante caminhado. Borges já arregimenta o apoio da maioria das lideranças governistas.

EMENDAS

O prefeito Branquinho (PSB) tem uma habilidade política impressionante. Ao estabelecer uma cota de 200 mil reais em ações para cada vereador, parecidas com as famosas emendas parlamentares, o prefeito acaba atendendo aos pleitos individuais dos parlamentares e, consequentemente, o fortalecimento político na casa legislativa. O ato político não representa ônus ao município porque os recursos seriam destinados as obras de qualquer forma. A diferença é que os vereadores indicam os locais que seriam prioridades.

PROCON

O vereador Cáca diz sentir falta de um Procon em Bezerros. O órgão tem dado exemplo de autuação em Jaboatão dos Guararapes no tocante a serviços deficientes das agência bancárias. O vereador ficou triste em saber que o município recebeu a visita da representante do órgão em 2012 para a instalação do PROCON na cidade. A parceria consistia apenas na cedência de três funcionários por parte da prefeitura. Um advogado, um assistente e um administrativo. O vereador deve passar a defender a proposta.

O FEM II

Com o novo FEM, Bezerros pretende construir um novo terminal de passageiros para as lotações na região do viaduto da COHAB, além de um ponto de Informações Turísticas. O secretário Vânio, da Infraestrutura, informou que Bezerros está prestando contas do FEM I para buscar o FEM II. Ele lembra que mais ruas serão calçadas com a nova etapa de ajuda oferecida pelo Governo de Pernambuco.

CURTAS

Zé Lezin transformou o seu show de humor em Bezerros em um desabafo político. Coube a plateia interpretar a quem o humorista estava detonando nas críticas. 

O Agreste Hoje está dando o que falar na região. E olha que só é o começo. O segredo é seguir a mesma pauta do bezerroshoje.com.

O secretário de Turismo Breno informou que a sua pasta já trabalha a programação para o Dia 18 de Maio, emancipação política da cidade. A juventude aguarda ansiosa  a programação.

A rádio Jovem Pan parece ter ajustado os esquipamentos. Agora está cobrindo perfeitamente a Capital do Agreste.

Estamos ansiosos para vermos as luzes do perímetro urbano (BR-232) de Bezerros e Encruzilhada religadas.

O ex-vereador Milson (PSB) estaria pronto para apoiar Jarbas Vasconcelos para federal e Tony Gel para estadual.

Share

Leave a Reply