DOS BASTIDORES

POSIÇÃO FORÇADA!

Estaria os números internos mostrando a baixa adesão ao nome do pré-candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil) em Bezerros? Afinal, o município tem um governo do partido, e os números das pesquisas internas deveriam, em tese, refletir essa força política. Talvez isso explique a estratégia para que a Prefeita Lucielle cole de vez sua imagem junto ao pré-candidato, já que, na última semana, se anunciou o seu nome como coordenadora do programa de governo do aliado. O fato foi altamente divulgado na imprensa pernambucana, mas, nas entrelinhas, chamou a atenção o esforço para que esse ‘movimento’ cravasse o seu afastamento de vez da pré-candidatura de Raquel Lyra no primeiro turno. Acontece que isso já não é mais novidade na terra dos “mascarados”. Se Miguel não está despontando na terra do Papangu, o problema, pode apostar, é outro. A não ser que a intenção sirva para fustigar a pré-candidata tucana, que, segundo as pesquisas, lidera na região.

MEGALOMANIA

A história de vida da prefeita Lucielle certamente a levou a ser eleita prefeita de Bezerros. ‘A menina da zona rural que venceu na vida através da educação’ é, além de um currículo invejável, um enredo impecável para qualquer produção de cinema. Contudo, a sua história não tutela o sucesso à frente da gestão, pois essa exige resultados que, infelizmente, ainda não estão sendo sentidos pela maioria da população. Serviços básicos continuam sendo reclamados e há nítida insensibilidade na falta de ação mais marcante nas áreas da saúde e do social. Somados a isso, a transparência em atos da gestão é facilmente questionável. Portanto, ao voltar a citar – mesmo que indiretamente – que a presidência da república está na mira de sua ambição política, a prefeita passa a sensação de presar pela megalomania, quando deveria cuidar de pavimentar essa longa estrada, que passa, inevitavelmente, por excelência nas entregas no município.

SERIA 27 MILHÕES PARA BEZERROS, MAS…

O Orçamento Secreto do Governo Federal é injusto até entre às bases políticas dos aliados. Bezerros, por exemplo, recebeu apenas 1,6 milhão, enquanto Petrolina 166 milhões. Se houvesse justiça na divisão desse bolo, Bezerros deveria ter recebido 27 milhões de reais. Basta dividir proporcionalmente ao número de habitantes dos dois municípios.

BASTA EXECUTAR SENTENÇA

O grupo Neoergia continua a passos de tartaruga nos serviços de recuperação da iluminação da BR-232. É um acinte à sentença judicial transitada e julgada. Bastava uma ação de execução de sentença, que é o procedimento que concretiza a decisão do juiz feita ao fim do processo de conhecimento. O cumprimento de sentença está fundamentado entre os artigos 513 e 538 do Novo Código de Processo Civil (CPC/2015).


CURTAS
A prefeitura de Bezerros ainda não divulgou a programação das festividades de emancipação política do município, que acontece em oito dias.

Pelo menos a prefeitura divulgou reunião para tratar da segurança do São João da Serra Negra. O fato confirma o evento este ano. As datas das festividades, no entanto, ainda não foram divulgadas.

O ex-prefeito Breno trouxe o seu candidato a Deputado Federal, Lucas Ramos (PSB), para prestigiar evento solidário em Bezerros. A transferência de votos representará sua força política.

Breno, aliás, está otimista com a eleição de Marília Arraes para governadora. Sem dúvida que sua atitude em apoiá-la na primeira hora terá grande significado de prestígio no caso de vitória.

A prefeita Lucielle só levará o bônus da religação da energia elétrica na BR-232 se o município não pagar pela energia que será consumida. É o que prévia a sentença após ação do município transitada e julgada contra a antiga Celpe. Essa pergunta não foi respondida pela gestão.

A ex-prefeita Bete era ironizada quando divulgava prêmios de destaques a nível nacional. Hoje já há até quem aponte a gestão polêmica de Bete como mais positiva que a da atual prefeita. Se comparar igual período, não há dúvidas!

Circula na imprensa do Estado a possibilidade de desistência de Danilo Cabral para a disputa de governo do Estado pelo PSB. Danilo estaria descontente com o tratamento do governo na condução do processo de sucessão. A privatização de rodovias estaduais, inclusive na sua base política ( Surubim), teria sido de mais.

O sistema eleitoral eletrônico é seguro no país. Denúncias de interferências se davam justamente quando o voto era impresso, antes de 1996. É preciso respeitar a regra do jogo em curso.

Esta coluna é assinada por José Flávio de Melo (flaviohoje@hotmail.com).

Share