WORKSHOP DE DANÇA BRASÍLICA É APLICADO PARA ALUNOS DO PAPANGUARTE

SAM_7939“Conhecer o universo da dança popular brasileira com uma linguagem armorial e contemporânea”. Este foi o objetivo do Workshop sobre “Dança Brasílica” promovido pelo Papanguarte, no último final de semana, para os integrantes do balé. O evento aconteceu na escola Getúlio Vargas, localizada na praça do Tamarindos, em Bezerros. A atividade foi ministrada pelo mestre Pedro Pernambuco, coreógrafo, professor de dança popular, bailarino e integrante do balé popular do Recife, com larga experiência nacional e internacional  na área. Nos dois dias de encontro,  os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história e o pé-de-dança de alguns folguedos do universo pernambucano, dentre eles: maracatu, caboclinhos e o frevo.

O encontro serviu, também, para reciclar os integrantes em relação ao nível de conhecimento sobre os folguedos e aprimoramento na forma de dançar. Para Pedro Pernambuco, o encontro foi muito positivo, porque deu para observar o quanto o grupo cresceu em relação à forma de dançar, expressar e valorizar a cultura pernambucana.” Foram 16 anos fora do país, mas sempre estudando e conhecendo o que de novo estava sendo feito no Brasil e acompanhei o Papanguarte neste período através de notícias enviadas pelo Face e pelo meu coreógrafo”. É muito bom ver um grupo crescer e se tornar referência nesta área. Fico feliz porque Carlos foi o meu mestre na área de teatro e um “irmão” que tenho e que deu continuidade a todo este processo na divulgação da dança brasílica  e que vem alcançando grandes méritos nesta área, finalizou Pedro”. Para o coreógrafo e fundador do grupo, Carlos Marques,” trazer o Pedro Pernambuco de volta a Bezerros é muito gratificante porque é resgatar este trabalho que iniciei em 1996 com o apoio dele e mostrar o quanto o grupo vem se aperfeiçoando e conquistando novos horizontes no cenário da dança popular pernambucana e brasileira”. Para a bailarina Maria Silvani, mais conhecida por Kika, “a oficina foi muito gratificante porque aprendi detalhes e conhecimentos dos  folguedos estudados e que servirão para aplicar junto as minhas alunas. Já para Edmilson Leite, o workshop não trouxe somente novidades mas informações significativas na forma de dançar e se expressar.

No final do encontro, o arte-educador Carlos Marques, agradeceu  em nome de todos do grupo e também da prefeitura de Bezerros pelo brilhante trabalho e parabenizou o mestre pela grande contribuição e o carinho que tem pelo Papanguarte.

Share

Leave a Reply