VOZ POLÍTICA

Bezerros, 04/05/2016

Erickson Claudiano

Bem vindos faça uma boa leitura !

” O homem é feito basicamente de duas coisas : Das oportunidades que tem e das escolhas que faz “.
Antônio Carlos.

 

 

 

11 VEREADORES E O DESAFIO DA REELEIÇÃO .

58fe14c4-4464-4f4c-bbfd-3bea604691e9A atual câmara municipal tem 11 vereadores que somando obtiveram um total de 12.016 votos em 2012 ou seja , meio caminho andado para a reeleição de pelo menos 50% dos vereadores uma vez que a maioria estão no PSB e com chance de coligação com o PSD de Caca e o PP de Gabeira .

Com a chegada de vários nomes no PSB a corrida ao legislativo tornou-se mais concorrida e analisando os números das últimas eleições , toda essa movimentação permite concluir que os vereadores Caca PSD , Romero PSB , Gabeira PP , Didiu PSB e Nivaldo PSB conseguirão se reeleger nas eleições municipais de 2016 , na sequência um segundo grupo aparece com chances reais : Joseilton da cohab , Erivaldo da carne de sol , Zé de Manu e Milson todos do PSB colocando assim na Zona de risco os vereadores Elisandro , Mi , Toinho e Tititi e Luiz Carlos que vêem agora o caminho para a reeleição mais distante uma vez que migraram para o PSB .

E mais difícil ainda ficará se levarmos em conta nomes como : Eliel , Sérgio Murilo , Vando , Zezinho Peitica , Branco , Fia de cajazeiras , Junior carvalho , Guinho de Pessoa , Eugênio , Índio , Antônio Meneses , Manoel de Boas novas , Dael entre outros que aparecem no cenário politico de 2016 como fortes nomes, sem contar também com nomes surpresas que irão surgir se destacando e obtendo votação expressiva.

O desenrolar das eleições pertence a população que pode reverter toda as especulações , ao povo o recado : O SEU VOTO É A SUA VOZ .

 VEREADOR COMPROMETIDO X VEREADOR OPORTUNISTA

Em 2016 as eleições municipais irão reafirmar o quanto é importante defendermos a democracia e a legitimidade da qual o povo é detentor , definindo assim seus representantes .

Em tempos de eleição não faltam promessas no pleito pelos cargos públicos, principalmente na esfera municipal , o apelo e a tentativa do convencimento por meio de promessas é um dos mecanismos mais usados pelos candidatos. E nessa busca pelo voto, pelo apoio, os candidatos podem se perder em meio às promessas de ações impraticáveis, seja pela complexidade do assunto, seja pela própria limitação de suas atribuições legais. No entanto, no desejo pela vitória, não apenas se fala demais, mas se promete absurdos, como se vê nas eleições para vereador a cada quatro anos. Nesse sentido, devemos conhecer as atribuições e as verdadeiras funções designadas ao cargo legislativo municipal , é fundamental não apenas aos que almejam ocupar tais cargos, mas principalmente para os eleitores, os quais munidos de algumas noções facilmente poderão identificar falácias, mentiras e discursos eleitoreiros absolutamente descolados da realidade.

Mas, o que faz o vereador? Enquanto agente político, ele faz parte do poder legislativo, eleito por meio de eleições diretas e, dessa forma, escolhido pela população para ser seu representante. Esta noção de representante da sociedade está entre as noções mais caras dentre suas funções, pois as demandas sociais, os interesses da coletividade e dos grupos devem ser objeto de análise dos vereadores e de seus assessores na elaboração de projetos de leis, os quais devem ser submetidos ao voto na câmara municipal . Dessa forma, são os responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral. Os vereadores, dentre outras funções, também são responsáveis pela fiscalização da gestão do prefeito, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do dinheiro público.
Na eleição para os cargos proporcionais nem sempre são eleitos, necessariamente, os candidatos que conseguem obter a maioria dos votos. Depende-se de cálculos específicos, os quocientes eleitoral e partidário, conforme determina o Código Eleitoral brasileiro. O quociente eleitoral trata-se do resultado da divisão do número de votos válidos no pleito (todos os votos contabilizados excluídos brancos e nulos) pelo total de lugares a preencher em cada parlamento, isto é, em cada câmara municipal, no caso de vereadores. Após a realização do quociente eleitoral (número de votos por cadeira do legislativo), calcula-se o quociente partidário, o qual determinará a quantidade de candidatos que cada partido ou coligação terá na câmara. Para este cálculo, divide-se o número de votos que cada partido ou coligação obteve pelo quociente eleitoral. Assim , quanto mais votos as legendas conseguirem, maior será o número de cargos destinados a elas. Os cargos devem ser preenchidos pelos candidatos mais votados de partido ou coligação, até o número apontado pelo quociente partidário. Por isso, muitas vezes em Bezerros alguns candidatos com certa notoriedade ou visibilidade mais destacada (muito bem votado) não tenha conseguido se eleger, em detrimento de outro, menos conhecido e menos votado. A resposta poderia estar no fato de que o primeiro (embora mais votado) seria de um partido e coligação que não alcançou o quociente eleitoral, diferentemente do segundo que, por conta de sua coligação, foi “puxado” para dentro, sendo eleito.
Obviamente, as generalizações são sempre equivocadas e por isso é certo ponderar que existem muitos candidatos sérios e comprometidos. No entanto, a história da política brasileira confirma a existência permanente de políticos de ocasião, oportunistas e de caráter duvidoso. Estes, na ânsia da realização de seu projeto pessoal de carreira política, acabam prometendo até mesmo fazer chover. Daí a necessidade do desenvolvimento de uma consciência política cada vez mais apurada e aguçada, pronta para descartar o voto nestes indivíduos e para confirmar o apoio aos que realmente desejam uma cidade melhor para todos. Por isso, VOTEMOS CONSCIENTES !

AGRADECIMENTOS :

Quero agradecer aos leitores pelo o convite que recebi para participar de um encontro como agente conscientizador da importância de jovens na política que acontecerá em Garanhuns – PE , fiquei muito feliz e desde já agradeço pelo o reconhecimento .

Aos bezerrenses quero também agradecer o carinho , críticas e sugestões que tenho recebido pelas as ruas da cidade .

Sugestão para a coluna :
ericksonclaudinno@gmail.com

Share

Leave a Reply