Você sabe qual a real situação da sua empresa?

Muitas empresas passam por dificuldades e chegam até mesmo a fechar as portas por não dar importância a gestão contábil, fiscal trabalhista e previdenciária sob o ponto de vista de cumplicidade e da governança corporativa.

Nelson Domingos é Contador formado pela Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco

Se você é gestor de empresa, já deve ter ouvido falar de algum amigo próximo: “Ahhh mas a minha empresa é pequena demais pra se preocupar com essas coisas”

Não se importar com isso, explica porque quase 50% das empresas brasileiras “quebra” antes de completar 4 anos de existência, principalmente, por falhas administrativas, ausência de controles internos e descumprimento da legislação.

Por meio de algumas respostas de perguntas básicas, podemos analisar qual a situação do seu negocio:

· Todas as Notas Fiscais Eletrônicas (emitidas e recebidas), e seus respectivos XML, estão sendo escrituradas e armazenados de acordo com o prazo legal? · A(s) atividade(s) exercida(s) pela empresa estão de acordo com o Contrato Social?

· Há passivos ocultos do ponto de vista fiscal e trabalhista? · As obrigações acessórias (SPED, DIRF, GFIP, DCTF, SEF, Destda, etc.) estão coerentes e não apresentam divergências entre si que podem gerar multas e penalidades?

· As Certidões Negativas de Débitos (CNDs) da empresa, emitidas pelos órgãos públicos (Receita Federal, Previdência Social, FGTS,SEFAZ, etc.), estão válidas e não há pendências impeditivas para renovação?

Fazer uma boa gestão e prezar pelas boas práticas contábeis não irá garantir por si só que o seu negócio seja bem-sucedido, mas não dar importância a isso pode levar a sua empresa diretamente para o “buraco”.

Forte abraço e até a semana que vem.

Nelson Domingos é Contador formado pela Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco e proprietário da Cactos Assessoria Empresarial LTDA. www.cactoscontabilidade.com.br

CONTATOS: 81 4101 2101 / 9 9763 1165.

Share