VEREADOR GABEIRA DESTACA PROFESSORA HOMENAGEADA EM NOME DE NOVA ESCOLA

VEREADOR EVIDENCIA NOTA DA FAMÍLIA DA PROFESSORA Claudenize Lopes Maranhão Ferreira, QUE DEU NOME A NOVA ESCOLA DO BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA.Excelentíssimo Sr. Ministro, da Educação, Sr. Mendonça Filho; Excelentíssimo Sr. Governador, Sr. Paulo Câmara; Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal dos Bezerros, Sr. Severino Otávio; Excelentíssimo Sr. Vice-prefeito, Sr. Breno Borba, Excelentíssimo Sr. Secretário Municipal de Educação, Sr. Prof. Claudemir Venceslau; Senhor Vereador José Hailton, em nome de quem saúdo os demais Vereadores; Demais autoridades presentes, senhoras e senhores;

Boa tarde!

Em nome da minha família, desejo expressar a todos, na pessoa do Vereador, José Hailton, a nossa emoção e agradecimento pela lembrança de homenagear nossa saudosa mãe, Claudenize Lopes Maranhão Ferreira, conhecida por D. Nizinha ou Nizinha de Biu Primo, colocando seu nome na escola que será inaugurada.

Agradeço também, ao prefeito Severino Otávio que aceitou a indicação enviada pela Câmara dos Vereadores. A preocupação que se percebe na administração do prefeito com a educação de crianças, jovens e adultos da nossa cidade, é prova de que os destinos desta cidade podem continuar numa caminhada de crescimento socioeducacional, demonstrando a responsabilidade social que é hoje o empenho dos brasileiros que buscam contribuir para a efetiva cidadania dos povos.

A educação foi um fator primordial na vida de minha mãe. Nascida no município de Barra de Guabiraba-PE, cresceu e veio estudar no Colégio Nossa Senhora das Dores, onde se formou em professora. Trabalhou no Cartório do Sr. Gaspar e lecionou na Escola Getúlio de Andrade Lima e na Escola Professora Maria Ana, onde ficou até se aposentar.

Mulher guerreira, de Fé, generosa, amiga, sempre preocupada em servir aos outros, não medindo distância. Participativa na vida familiar e desejosa de ver o crescimento de todos. Não se deixava abater pelos desafios da vida, sempre lutando, sonhando e pronta para ajudar. Assim, nos deixou um exemplo de esposa, mãe, avó, filha, irmã, amiga, professora e administradora que encantou a quem a conheceu.

Peço licença para citar o Pe. Antônio Vieira: “Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras”. Obras como

esta que hoje nos acolhe: Escola Claudenize Lopes Maranhão Ferreira, D. Nizinha. E não estou falando somente da belíssima estrutura física, mas da ação de todos que nela trabalham e com muita garra contribuiram para tornar este sonho possível. E é com o coração transbordando de alegria que vos falo e falo para o coração de cada um de vocês, porque um verdadeiro educador não joga palavras ao vento, mas as sopra ao coração dos seus educandos, através do exemplo e das suas ações, através da alegria e do prazer em saber que está a cada dia contribuindo para o engrandecimento e a formação de verdadeiros cidadãos. Este foi o legado deixado pela senhora, minha mãe, que está espalhado nas diversas crianças da época, atualmente cidadãos que encontraram em seus ensinamentos a alegria de ser uma educadora e de entender que a tristeza não poderia fazer parte da educação das crianças porque elas precisam do riso, da cor, do sonho. Precisam vivenciar esse sentimento em casa, na sociedade e na escola.

Desejamos muito sucesso aos que compõem esta Casa de Educação.

A escola precisa da alegria de vocês professores, funcionários, diretores, pais e alunos.

A aprendizagem precisa disso.

Uma escola de qualidade é aquela que apesar das adversidades a sua equipe desenvolve a capacidade de rir, de inventar, de buscar estratégias para driblar a tristeza. Esses elementos fazem não somente a alegria acontecer, mas a aprendizagem também. Para finalizar lanço mão então das palavras de um dos poetas que mais admiro, Fernando Pessoa:

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares É o tempo da travessia E se não ousamos fazê-la teremos ficado para sempre à margem de nós mesmos. Obrigada e um beijo no coração de cada um.

Família  de Claudenize Lopes Maranhão Ferreira

Share