TREM DEIXOU DE CIRCULAR APÓS DESCARRILHAMENTO NO ANO 2000

REFESA BEZERROS
Vídeo divulgado hoje recorda passagens de trens por Bezerros. Descarrilhamento ocorrido no ano 2000 acabou aposentando a linha férrea por falta de simples manutenção

Relembre matéria publicada pelo JC Online na época.

Jornal do Commercio
Recife – 04.06.2000
Domingo

A primeira viagem do Trem do Forró deste ano por pouco não acaba em tragédia. Por volta do meio-dia deste sábado, um pequeno acidente provocou o descarrilamento de uma das duas locomotivas e de dois vagões do comboio que fazia o percurso entre Recife e Caruaru, a Capital do Forró. Apesar do susto dos passageiros, ninguém saiu ferido. Pouco mais de uma hora depois do problema, técnicos já haviam conseguido recolocar a locomotiva nos trilhos. O conserto da linha férrea, no entanto, tinha previsão para durar toda a tarde do sábado.

O problema aconteceu em um dos pontos da linha férrea distante sete quilômetros da sede do município de Vitória de Santo Antão, um pouco depois da cidade de Pombos. O Trem do Forró, criado pela agência de turismo Serrambi, está completando 10 anos de existência. Na viagem deste sábado, 970 passageiros estavam em 10 vagões. O comboio partiu do Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, às 8h com previsão de chegada em Caruaru às 13h. “Graças a Deus foi um leve acidente. Não houve pânico e ninguém sofreu nada. Infelizmente, teremos que seguir viagem de ônibus para não atrasar o passeio. Tem muita gente que também preferiu não entrar novamente no trem”, afirmou a jornalista Rose Maria, que estava no trem.

Depois do susto, os passageiros do Trem do Forró deixaram os vagões e sentaram à beira dos trilhos, no meio do mato, para esperar pelos ônibus de turismo que fariam o restante do percurso até Caruaru. A viagem recomeçou às 14h nos 20 veículos que foram contratados para realizar o translado de volta dos “forrozeiros”, durante a madrugada de domingo, para o Recife. O grupo fez uma parada na estação de Gravatá. Por causa do descarrilamento do Trem do Forró, os turistas tiveram que chegar à ‘capital do Agreste’ de ‘Ônibus do Forró’.

Os visitantes foram recebidos na estação com a festa da abertura oficial do São João preparada pela Secretaria de Turismo de Caruaru, apesar do acidente.

Para os técnicos da Rede Ferroviária , o descarrilamento do Trem do Forró foi um acidente sem maiores problemas. Segundo o funcionário aposentado da Rede Ferroviária, José Maria Melo, que ajudou no conserto da linha, o trem saiu dos trilhos por causa de um defeito nas dormentes (as madeiras que dão sustentação aos trilhos de ferro. “Isso já é comum. Tem gente que passa pela linha do trem e tira um grampo ou, afastando as dormentes. O Trem do Forró fez a curva, a pista abriu um pouco, fazendo com que um dos vagões pendesse de lado”, afirmou.

O dono da agência Serrambi, Ânderson Pacheco, garantiu a continuidade do projeto do Trem do Forró, apesar do acidente. “No próximo sábado, dia 10, um novo grupo sairá do Recife com destino a Caruaru”, assegurou o empresário.

Share

Leave a Reply