Tecnologia para repelir tubarões das praias entra novamente na pauta das discussões

O projeto de repelente de tubarões foi desenvolvido em 2004, mas nunca recebeu a atenção merecida das autoridades do Estado.

A governadora Raquel Lyra (PSDB) realizou, nesta terça-feira (7), encontro com reitores das universidades federais no estado objetivando retomar o trabalho de pesquisa sobre ataques de tubarões na Região Metropolitana do Recife. Os trabalhos de monitoramento executados pelo comitê estava parado desde 2015. De acordo com o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, a Universidade Federal Rural de Pernambuco vem há 40 anos trabalhando com estudos de tubarões, sendo a única instituição a participar do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) até 2015, quando ele foi descontinuado. “Noventa por cento dos problemas que enfrentamos hoje, temos as soluções e ações necessárias a serem feitas para resgatar esse processo, trazendo a ciência para esse problema para que a gente aprenda a conviver com essa situação de forma científica”, finalizou o reitor.

Ex-REITOR SE INTERESSOU PELO PROJETO DO NTA DE BEZERROS

NTA- O projeto desenvolvido em 2004 pelo Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA), em Bezerros, que funciona como repelente dos animais nas praias, voltou a pauta das discussões após a incidência de ataques. O professor Marco Lunas, idealizador do projeto, informou sobre conversa de mais de 2h com o ex-reitor da UFRPE que, segundo ele, demonstrou interesse pelo projeto. O professor deve apresentá-lo durante visita ao Estado da Ministra de Ciência e Tecnologia Luciana Santos, que terá reunião com o reitor no próximo dia 17.

“O ex-Reitor Prof. Chico, que atualmente Trabalha Com Projetos de Tecnologia na UFRPE, ficou interessado em conhecer todo o projeto. Vai receber o NTA na Rural quinta-feira. No dia 17/ 03 com a a agenda será com a ministra Luciana Santos”, explicou.

Deputado Abimael Santos também aposta na solução para reduzir ataques de tubarão


O deputado estadual Abimael Santos fez menção em suas redes sociais de um projeto desenvolvido por pesquisadores que visa reduzir os ataques de tubarão nas praias da região metropolitana do Recife.
O projeto intitulado “Float Shield”, ou “Escudo Flutuante”, no português. Tem autoria dos professores Marcos Luna e Silvio Santos. A ideia consiste em colocar boias equipadas com sistemas eletrônicos capazes de gerar ondas eletromagnéticas para repelir o tubarão no momento em que ele se aproximar da orla, e assim, mantendo eles longe dos seres humanos.
Tal projeto foi submetido a testes que comprovaram a sua eficácia, no entanto, até o presente momento, nenhuma autoridade havia se interessado para abraçar a ideia.
Porém, o deputado Abimael Santos inconformado com os inúmeros ataques de tubarão que vem ocorrendo ultimamente, decidiu apoiar o projeto e apresentou a ideia para a sociedade e pediu para que o Estado também venha a se unir para colocar esta ideia em prática.

Share