“Tão bom seria que a Câmara de Vereadores fosse 50% de cada gênero: uma advogada, uma professora , três donas de casa, uma médica e uma gari”

10641268_631314576999053_45203272700773910_nA professora Mileide Santos, 50 anos, fundadora do Folc Popular, é a nossa 34ª entrevista da série que estamos levando ao ar todos os sábados. Mileide é a revelação feminina do momento visando as eleições de outubro. Não nega a pretensão em sair candidata a vereadora e incentiva as mulheres bezerrenses a entrarem na luta. Para ela, 50% das vagas do legislativo devem ser ocupadas pelas mulheres. Hoje, 100% das vagas são ocupadas por homens. A entrevista procura mostrar aos internautas um pouco mais dessa mulher que fundou um dos grupos culturais de maior referência em todo o Estado, o Folc Popular, que recruta jovens de Bezerros para a disseminação da cultural local. Boa leitura!
BEZERROS HOJE- Você é natural de São Paulo, mas o seu pai é natural de Sapucarana. Nos conte mais sobre essa história.
Sim, meu pai Sebastião Francisco foi morar em São Paulo com apenas 14 anos de idade em busca de emprego , como sempre nos contava, foi de carona. Toda sua família é bezerrense do distrito de Sapucarana família dos Mulatinhos bastante conhecida , chegando em São Paulo , conheceu minha mãe Darcira Santos que era alagoana, se casaram e viveu lá 21 anos, desse casamento tiveram 2 filhas eu e minha irmã mais nova. No dia que eu completei 12 anos ela faleceu com problemas cardíacos , como não tínhamos nenhum parente lá meu pai resolveu vir embora pra Bezerros.
BEZERROS HOJE- Você é professora do município e fundou um grupo folclórico de destaque na cultura pernambucana. Como se deu isso?
MILEIDE SANTOS- Eu sempre gostava de participar ativamente das festividades escolares de onde estudava, e quando fui lecionar continuei fazendo isso , gostava muito de ver as crianças fazendo apresentações dia das mães , festas juninas e outros eventos. Dai numa época em que Amaro Rufino era prefeito da cidade , recebi um convite da secretaria de Educação pra levar minhas meninas com uma bonita coreografia a ser apresentada no aniversário de Bezerros em frente a prefeitura , de imediato recusei ,pois fiquei envergonhada , tudo que fazíamos era apenas pra escola e não me sentia segura de apresentar em praça pública , nem eu nem minhas alunas , mas com muita insistência não resisti , e foi ai que sem querer surgiu o FOLCPOPULAR ,o nome nunca pegou no começo porque, os apresentadores diziam – Vem ai as meninas da Irmã Julia ou -Com vocês o grupo de dança da professora Mileide , e nunca diziam FOLCPOPULAR kkk , O surgimento daquele grupo de apenas 15 meninas e 2 meninos durou de 95 a 98 , depois que veio o Curso Dança Bezerros Arte Educação e Turismo ministrado por Carlos Marques , aceitei em juntar meu grupo com todos os alunos que fizeram esse curso (professores e alunos) aceitando também a mudar de nome para PAPANGUARTE , que nesse meio tempo Lucas Cardoso já era o novo prefeito. Passei lá 3 anos e meio e em 2001 , resolvi voltar com oFOLCPOPULAR e optei a trabalhar apenas com crianças e jovens que não tinham tanta oportunidade. Dai já mais amadurecida nessa questão comecei a estudar a cultura popular e me apaixonei pela proposta de Lucas Cardoso de lançar o PAPANGU como tradição reconhecida internacionalmente. Depois de vários cursos de dança popular , comecei a entender mais, valorizar mais tudo sobre Bezerros e dai meu compromisso de passar isso para as crianças desde cedo.O amor pela sua cultura e suas raízes
BEZERROS HOJE- Os componentes do Folc Popular são muito jovens e, em sua maioria, oriundos da periferia. Como se dá o recrutamento desses jovens, há incentivos e quanto tempo eles passam no projeto?
MILEIDE SANTOS- No passado o FOLCPOPULAR era apenas para crianças e jovens , mas com o passar do tempo fui deixando , deixando e aqueles que cresceram e hoje como adultos alguns já casados , ainda não se separaram de mim , e eu fico feliz , por trazerem seus filhos e darmos continuidade a nossa história . Tenho casos de bailarinas mães de 3 , outras mães de 2 e todos são nossos bailarinos, A idade mínima é 3 anos , e tenho adultos de 30 anos anos assim como Equilaine Cristina que dança desde seus 6 anos( jamais vou esquecer quando fazia a bonequinha do forró , com seu par Adriano Silva , recepcionando o Trem do Forró ao som de Zezé e Zezita que vinha de Recife á Caruaru) .essa é veterana roxa .A única exigência é que sejam estudantes , ou se for o caso já tenham terminado o 2° grau.Tenho alunos de creche ao Ensino Médio . Infelizmente não há incentivo financeiro, lá temos algumas atividades que ajudam nessa parte ,muitos são preparados e escolhidos dependendo de cada situação á Animação de Festas Infantis , coreógrafos em escolas em período temporário , instrutores de dança dos Projetos Mais Educação , Mais Cultura , bailarinos de Bandas, etc.Eu sempre falo pra eles DANÇA antes era apenas lazer e diversão , hoje dança é uma profissão.Eles passam o tempo que quiserem , mas que sigam algumas regras exigidas , caso sejam descumpridas são eliminados infelizmente.De qualquer forma procuramos ocupar o tempo de crianças e jovens de maneira sadia evitando assim a ociosidade e a convivência na rua .
BEZERROS HOJE: Houve um fato ocorrido em 2014 que entristeceu o grupo e chocou a cidade, quando uma dançarina foi morta vítima da violência. O projeto tem mudado a vida de muitos adolescentes?
MILEIDE SANTOS- Foi um fato que ainda dói muito, e com certeza será para o resto da minha vida , pois não perdi uma bailarina e sim uma filha , ela era muito dinâmica extrovertida , alegre como toda jovem , mas infelizmente alguns jovens não aceitam e não atendem conselhos de mãe .Nossos jovens não medem as consequências do que seja realmente o mundo lá fora . A juventude por sua vez traz a liberdade estampada no peito e pensa que ele é de aço. Felizes dos pais que tem seus filhos que pensam duas vezes antes de sair de casa pra curtir com os amigos.O grupo tem sim mudado a vida de muitos , isso é fato , pois tenho casos em que em depoimentos não escondem o que realmente o grupo contribuiu para mudança de comportamento e até de vida. Mas infelizmente nem todos tem a mesma sorte . Eu comparo o grupo com qualquer lar , todos os filhos são educados por seus pais igualmente , são aconselhados a seguir um caminho certo e os cuidados com os perigos lá fora , e vemos que em quase toda família sempre tem aquele que desvia e cai num abismo .
BEZERROS HOJE- Você tem usado as redes sociais em defesa da cultura e do seu grupo folclórico. Bezerros tem valorizado de fato os seus grupos de danças culturais?
MILEIDE SANTOS- Na medida do possível sim , mas ainda precisamos de muito mais. A prefeitura municipal por sua vez contribui com transporte para apresentações , merenda escolar , figurino , etc , Mas para assegurar um ambiente agradável ás crianças ,e uma assistência merecidamente a altura dos bailarinos e que possam atender suas maiores necessidades é preciso ter mais atenção voltada a esses talentosos artistas, pois não é fácil segurar uma turma de 80 pessoas com tão pouco. E em relação a cidade mais ou menos, Bezerros ainda precisa aprender a valorizar os artistas locais , pois infelizmente ainda sentimos diferença do tratamento lá fora ,do recebido em casa. Nem todos valorizam cultura como deveria, mas é preciso sermos perseverantes , que um dia isso irá mudar , pois não é a toa que representamos a mais linda e multicultural cidade do interior pernambucano
BEZERROS HOJE- Você filiou-se recentemente ao partido do PP. Pretender ser candidata a vereadora nestas eleições? Como está a participação da mulher na política Bezerrense?
MILEIDE SANTOS- Não é o PP e sim o PSL .Pretendo sim, cansei de tanto reclamar de A ou B , cansei de tanto pedir , cansei de querer ajudar as pessoas e não ter como , pois esses foram os motivos que me fizeram ter coragem de entrar nessa loucura ! Sim digo loucura porque sempre vi política com outros olhos , alguém chegou a dizer  que não tenho perfil político e respondi , posso não ter esse perfil , mas vontade de ajudar minha cidade , isso eu tenho de sobra , Infelizmente ainda a mulher é desacreditada mesmo com os avanços da nossa sociedade,mas todos sabemos que MULHER é mais sensível aos problemas a serem solucionados , homem age com a razão e mulher mostra seu lado emotivo em tudo e com certeza com mais atenção e nosso jeitinho feminino de concertar as coisas, as mulheres ainda precisam chegar e fazer acontecer , precisamos de mais mulheres na politica com certeza.Tão bom seria que a câmara fosse 50% de cada gênero ,Exemplo : 7 mulheres , uma advogada, uma professora , três donas de casa, uma médica e uma gari BORA MULHERADA !
BEZERROS HOJE- O cenário político eleitoral visando à disputa para prefeito está muito calmo. Como você avalia as poucas movimentações que já aconteceram?
MILEIDE SANTOS- Acho que a essa altura , já deveriam ser definidos os candidatos a prefeito (a), cada um tem seu potencial , cada um deve ter na sua bandeira a vontade e a garra de fazer diferente, Defendo uma politica diferente algo que levante nossa cidade , que ajude o povo sofrido e que dê condições de mostrarmos o novo e provar que nem tudo está perdido. Confesso que me preocupo sim com quem venha entrar , pois terá que mostrar raça e trabalho , Se não fizer isso meu amigo , vai cair fora , pois o povo não é mais idiota não !
BEZERROS HOJE- Suas considerações finais…
MILEIDE SANTOS-ESTOU DE PARABÉNS ! 30 ANOS DE PROFISSÃO. A gente ouve dizer que a vida de professor é muito sacrificada: muito trabalho, muito estresse, pouco respeito e pouco dinheiro…É VERDADE ! No entanto, quero que esta mensagem toque o seu coração e a sua mente , pessoas que cursam magistério tem como uma luzinha no fim do túnel, como uma renovação desta sua esperança de que, um dia, finalmente, o mundo saberá reconhecer o valor das suas palavras, da sua abnegada dedicação, do seu árduo, nobre e sagrado trabalho. Eu já estou fazendo isso, acredite ! Hoje, dia 11/02/2016 faço exatamente 30 ANOS dedicados ao magistério e a Prefeitura Municipal de Bezerros .UMA VITÓRIA ! Agradeço ao meu Senhor JESUS por me permitir chegar até aqui e continuar minha jornada, e a uma pessoa muito especial que foi a responsável de me dar a primeira oportunidade me apoiando e me incentivando a todo tempo minha eterna IRMÃ JÚLIA .Sou o que sou hoje graças a ela, que logo percebeu que tinha jeito com crianças aos meus 18 anos e me fez o convite .Todos os MEUS EX ALUNOS desde 1986, obrigado por fazerem do meu aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que me sentisse uma pessoa de valor. Por me dar ajuda de descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor na companhia de cada um de vcs. Agradeço aos meus professores do C.N.S.D pois foi lá que estudei e me formei. O emprego perfeito nem sempre é aquele que ganhamos mais, trabalhando o menos possível. O emprego que dá verdadeira satisfação é aquele em que temos o privilégio de trabalhar do lado de pessoas maravilhosas e que se tornam parte da gente. Tenho orgulho em dizer que o meu ambiente de trabalho é praticamente minha família. A amizade entre nós torna tudo mais fácil e é desse jeito que tenho conseguido conquistar meus objetivos. Nem todo o trabalho é difícil e nem todos os empregos são aborrecidos,claro que nem tudo foram flores , tive durante todos esses anos sorrisos e lágrimas , motivos para festas e outros de muita dor. Agradeço a todas as secretárias de Educação ,diretores e amigos de trabalho desde as merendeiras , serviços gerais e amigas professoras, que por mim passaram , e a todos os prefeitos que em suas gestões confiaram o valor do meu esforço de fazer acontecer, vocês são um grande apoio e jamais esquecerei os momentos de genuíno companheirismo, que juntos partilhamos. Não desmerecendo os demais, na fase mais critica da minha vida OBRIGADO a vc que está no céu LUCAS CARDOSO ,vc não foi meu prefeito , você foi meu pai . E aos atuais e ex bailarinos do grupo de dança FOLCPOPULAR que há 15 anos enriquecem minha vida profissional e por terem se tornado numa família para mim. Vocês estarão eternamente em meu coração.E muitos se tornaram não só alunos , mais meus filhos . Obrigado!

 

 

Share

Leave a Reply