Site ouve especialista do setor elétrico para entender o porquê de quedas constantes de energia em Serra Negra

Imagem ilustrativa

A queda constante no fornecimento de energia elétrica na Serra Negra, importante polo turístico do Estado, continua sendo motivo de críticas por parte de moradores e turistas. O problema é antigo, mas, até agora, a companhia responsável pela prestação de serviço elétrico parece inerte diante da delicada situação que representa prejuízos e muito incômodo. Para se ter ideia, foi por conta das constantes da situação que uma emissora de rádio, localizada no pólo cultural, precisou investir na geração própria de energia de forma automatizada. Quem também sofre com a situação são os usuários de internet, que, geralmente, ficam sem o serviço dos provedores mesmo após o restabelecimento da energia. A região não tem cobertura da telefonia móvel, que é outro ponto deficiente do pólo turístico. O site Bezerros Hoje buscou ouvir um especialista setor elétrico para tentar entender o problema. O especialista levantou algumas possibilidades que o site expõe objetivando chamar a atenção da população e também da concessionária pela necessidade urgente de uma solução.

POSSÍVEIS CAUSAS QUE PODEM GERAR AS OSCILAÇÕES DE TENSÕES e FALTA GERAL DE ENERGIA ELÉTRICA


1- Toques acidentais na rede ex: galho de árvore tocando a rede ou até mesmo uma pessoa, toda companhia trabalha com sistemas de proteções e segurança a faz desligamento de proteção rápido, ex: se o objeto que encostou na rede não voltar a encostar o sistema restabelece a energia de forma automatizada, caso objeto continue tocando na rede o sistema desliga justamente por proteção. 2-Ainda se observa em boa parte das concessionárias redes com fins de vida útil com cabos (nus) principalmente em trechos arborizados e dentro de propriedades particulares o que exige uma constante operação dos profissionais para executarem podas nas árvores causando demora no reestabelecimento do fornecimento já que as vezes é necessário autorizações para adentrar nas propriedades e até msm desligar todo o circuito. O ideal seria a substituição dessas redes com fim de vida útil e cabos nus por redes compactas (protegidas) sendo alocadas para trechos de servidão pública ( estradas ) onde facilitaria as execuções dos serviços caso aja necessidades de intervenções para manutenções sobre a rede, extingue na maioria dos casos as podas e as dificuldades dos profissionais adentrarem nas propriedades privadas.


2- Melhorar o trecho que atende a localidade específica criando um novo circuito até mesmo expresso aumentando a capacidade de carga do circuito já que a carga contida hoje na Serra Negra é bastante considerável e final de semana principalmente devido a sua movimentação turísticas, carga essa que afeta significativamente o sistema que atende as localidades da Serra Negra.


3- Outra hipótese que também não se pode descartar é as intervenções por parte de terceiros sobre a rede da concessionária, muitas vezes eletricistas particulares são contratados de forma clandestina para execuções de serviços particulares causando os desligamentos do sistema.


Segundo o especialista, com essas melhorias acima citadas a Serra Negra passaria a ser atendida de forma satisfatória e a sua população não sofreria mas com as constantes oscilações, quedas e falta geral de energia elétrica.
Esperamos que o grupo Neoenergia tome às medidas cabíveis.

O especialista prestou as informações sob o pedido de anonimato, o que foi respeitado pela redação.

Share