“Ser vereador é igual a jogador de futebol, você precisa se preparar antes. As pessoas precisam saber sobre quem realmente está preparado para exercer o cargo”

andre damasioO nosso 35º entrevistado da série que levamos ao ar aos sábados é o bezerrense André Damázio, 37 anos, o popular André do Povo, da ADP Produções. Certamente os bezerrenses já viram um de seus trabalhos de vídeos sobre conteúdos locais divulgados nas redes sociais, sites e até nas casas lotéricas. Um trabalho que se transformou na principal atividade de um ex-cortador de cabelo, que descobriu sua vocação abraçando as oportunidades. André também é vocacionado para a política e tem uma marca no olhar social, dando exemplo diante de problemas que surgem em sua frente. Vale apena conhecer mais sobre o Adrezinho do Povo. Boa leitura!

BEZERROS HOJE -Você desempenhava a função de barbeiro e ficou conhecido por Andrezinho do Povo. Seria um nome sugestivo para a política?

ANDRÉ DAMÁSIO- Eu comecei trabalhar aos 9 anos de idade carregando bolo com meu tio para acidade do Cabo de Santo Agostinho. Aos 10 anos, carreguei feira em carro de mão de madeira na feira de Bezerros e aos 11 anos fui flanelinha em Encruzilhada. Minha mãe trabalhava de garçonete e criava três filhos eu sempre gostei de trabalhar. Ainda muito pequeno, lembro que ficava na frente do restaurante e quando os clientes faziam as refeições o que sobrava minha mãe separava comida e fazia meu prato e ali eu me alimentava em uma mesa do restaurante. Depois trabalhei no restaurante de balconista, ali fui crescendo… coloquei uma locadora de vídeo game. Fui pai aos 19 anos de idade e hoje sou pai de Heryson de três nos. Decidi vir a Bezerros e coloquei minha barbearia em frente ao mercado de carne, mas ninguém sabia que meu nome ainda era Andrezinho do Povo, foi quando me mudei para ao lado da eletrônica Serra Negra e coloquei o nome de minha barbearia Andrezinho do Povo, aí fiquei conhecido até hoje. Sempre foi fácil fazer amizade e me relacionar com pessoas. Ainda barbeiro fundei o Rotary Clube com o companheiro Edgar e outros companheiros na época. Sempre tive vontade de entrar como vereador, mas não queria entrar por entrar, até tem gente que acha que já fui candidato e não fui.

BEZERROS HOJE -Como ingressou no meio da comunicação áudio visual? Tinha alguma experiência no ramo?

ANDRÉ DAMÁSIO-Entrei na profissão áudio visual por Aerton Veras Santa Cruz em um momento de confraternização com amigos. Aerton me falou que estava criando um tela para divulgar propagandas e estava precisando de uma vendedor. Falei para ele que topava ser vendedor de propaganda, foi quando vendi muitas cotas de mídia. Descobri que também era um bom vendedor porque, além de vender bem fazia amigos. Eu posso até perder um cliente mais não um amigo. De vendedor, Aerton me ofereceu o telão dele. Ali fui vendendo propaganda para poder pagar o telão e fiquei fazendo filmagens só das lojas que era das propagandas.

BEZERROS HOJE -Qual o papel da imprensa online de Bezerros na divulgação de seus vídeos?

ANDRÉ DAMÁSIO-Me veio uma ideia na época para fazer entrevista com pessoas folclóricas de nossa cidade, como Carlinda, Prequé e outros. Na época a Secretaria de Turismo nunca me deu uma oportunidade para que eu pudesse investir em equipamentos. Filmava de graça e postava no youtube, aí percebi que os telespectadores gostavam dos meus vídeos mesmo sem ser profissional. Eu era mesmo o repórter sem saber fazer pergunta, dava um branco…mas Bezerros precisava de um canal como esse para divulgar sua gente, sua cultura.  Meu primeiro vídeo que postei no youtube, o bezerroshoje me pediu para fazer uma parceria para divulgação e ai foi ate hoje uma parceria que dura há seis anos.

BEZERROS HOJE -Você tem usado o seu trabalho valorizando pessoas comuns da sociedade e até promovendo ações sociais pontuais. Recentemente o incomoda a questão dos criadouros do Aedes Aegypti a céu aberto. O que tem que ser feito para se livrar deles efetivamente?

ANDRÉ DAMÁSIO- Sempre fiz meu papel de voluntário aqui nessa cidade. Cortava cabelo de graça nas praças e nos bairros mais carentes, sozinho ou em datas comemorativas. Há dois anos fui convidado para conhecer uma creche voluntária que não tinha condições de fazer a festa das crianças. Conversei com Thaiza, minha funcionária na época, e pedi umas ideias para que fizéssemos um vídeo para chamar a atenção das pessoas. O bezerroshoje nos ajudou na divulgação desse vídeo e a festinha deles aconteceu, por sinal muito bem feita. Daí então fui me envolvendo cada vez mais com o lado social. Hoje ajudo o ICIA de caruaru mensalmente, ajudei uma família de um cidadão com deficiência mental a dá melhor condições de moradia no bairro Santo Amaro II. Faltava, piso, banheiro, portas e tanque e com a ajuda dos amigos terminamos o serviço. Entendo que é minha e nossa obrigação ajudar o próximo.

As novas doenças transmitidas pelo mosquito da dengue me chamaram a atenção porque  gosto muito de assistir jornais de TV. Percebi que era sério e comecei  a me preocupar compartilhando em minha rede social todas a matérias dos sites. Senti que quanto mais alertava, mas se davam pouca importância e chegou uma hora que me ofereci para fazer um trabalho para ajudar a Secretaria de Saúde. Mandei várias mensagens para o secretário de saúde e não obtive respostas, até que um dia fui a prefeitura e o diretor de imprensa me falou que uma enfermeira  queria meu contato. Após um dia me ligou uma jovem muito educada, a Noelle, responsável pela área e me perguntou se poderia ajudar com as imagens aéreas. Aceitei de imediato, pois queira fazer minha parte e aqui estou eu cobrando da população que faça sua parte também. É um problema de todos e não de partidos políticos. A minha ideia é atacar o problema pela raiz é notificar as casas com focos dos mosquitos para que os moradores tomem as medidas cabíveis, caso não cumpra, que haja uma punição através de multas. Acredito que com essa atitude, podemos acabar de vez com com os mosquitos que tanto inferniza a população, inclusive a minha família, que está de cama.

BEZERROS HOJE –O seu trabalho tem sido reconhecido em Bezerros?

ANDRÉ DAMÁSIO- Eu fazia parte de um grupo político, mas algumas pessoas que rodeavam a prefeita, na época, não acreditava em mim, inclusive a Secretaria de Turismo. Antes de terminar a campanha de prefeito, há três anos, eu resolvi não cortar mais cabelo e so ficar com a outra profissão de publicidade. O prefeito Branquinho assumiu e tentei fazer minha vida profissional com publicidade. Visitei Gravatá para ver se tinha possibilidade de expandir o trabalho, mas não deu certo.  Tive a ideia de introduzir o material de mídia nas casas lotéricas de Bezerros, onde o fluxo de pessoas é intenso nas filas e que assistindo as propagandas e mostrando as coisas os eventos de Bezerros, como Festa de Serra Negra, carnaval, entre outras, além de entrevistas e eventos sociais. Já que não temos uma TV Aberta, disponibilizamos esse material em três casas lotéricas (risos). Certo dia encontrei com o ex-secretário de Turismo Breno Borba que me convidou para fazer trabalhos de coberturas de eventos do município. Através disso pude aprimorar a empresa ADP Produções com equipamentos e também contratar a minha primeira repórter, que hoje trabalha na TV Jornal. Daí, os resultados foram acontecendo e o trabalho cada vez mais sendo aprimorado.

BEZERROS HOJE- Você faz parte do PSOL de Bezerros, como surgiu o convite e você tem alguma pretensão política?
ANDRÉ DAMÁSIO-Eu fazia parte de um partido e não estava conformado. Aí recebi o convite para ir para o PSOL, onde tem pessoas de bem , pessoas que fazem o mesmo no segmento da imprensa. A pretensão política sempre tive, o nome popular Andrezinho do Povo é uma prova disso e está aí há uns doze anos. Mas sinto que não estou preparado ainda. Ser vereador é igual a jogador de futebol, você precisa se preparar antes. As pessoas precisam saber sobre quem realmente está preparado para exercer o cargo. Venho me preparando e quando chegar a hora entrarei em campo.

BEZERROS HOJE – Como você avalia o cenário político local visando às eleições de outubro?

ANDRÉ DAMÁSIO-No cenário político hoje existe com um grupo bem montado e unido, onde o prefeito atual articulou muito bem e conseguiu trabalhar por esses quatro anos sem perseguição de vereadores e o cenário atual é de muita união. Não sei se isso vá continuar daqui para frente.

BEZERROS HOJE -Suas considerações finais…

ANDRÉ DAMÁSIO-É sempre bom ser ouvido e poder falar das nossas ideias. Agradeço o espaço e deixo uma grande abraço a todos internautas do bezerroshoje.com.

Share

Leave a Reply