” …sempre falei que Bezerros é privilegiado, desde sua localização geográfica, clima, em atrativos naturais e principalmente em recursos históricos e culturais”

11063417_10209645277999594_8023505980725280813_nO nosso 52º entrevistado é o turismólogo  e atual diretor de Cultura do município, Carlos Eduardo Ferreira da Silva, 34 anos, graduado em Educação Física Licenciatura. Eduardo é uma referência, quando o assunto é a discussão sobre a cultura e o turismo em Bezerros. Na entrevista, exploramos os segmentos que nos deram a identidade em todo o Estado. Como Bezerros pode buscar o desenvolvimento sustentável no setor? Conheça mais sobre as ideias de Eduardo Ferreira, o popular Dudu. A política, claro, não poderia ficar de lado e, mesmo discretamente, ele nos revela sobre o que espera do pleito que se aproxima. Boa leitura!

BEZERROS HOJE- Bezerros é uma referência no Estado por seu celeiro cultural. Como essa potencialidade poderia influenciar positivamente a nossa juventude?

EDUARDO FERREIRA- Eu sempre falei que Bezerros é privilegiado, desde sua localização geográfica, clima, em atrativos naturais e principalmente em recursos históricos e culturais. Isso é fantástico, dinâmico, humano , socializante e perfeitamente democrático e que a cada dia se torna mais importante para o cidadão. Turismo e Cultura são molas mestras da descoberta de um produto chamado felicidade, basta não desvirtuarmos da sua rota. Bezerros criou sua identidade única no Estado de Pernambuco, deu a seus principais eventos características fortes de preservação e conservação da cultura popular e isso tem chamado bastante atenção de Turistas e Visitantes, um exemplo disso, nós observamos no Carnaval dos Papangus e no São João da Serra Negra.

BEZERROS HOJE- Bezerros tem trabalhado a municipalização do seu turismo desde o governo Lucas Cardoso. É fato que hoje já exploramos equipamentos turísticos responsáveis por investimentos privados, mas como alcançar o desenvolvimento pleno na área objetivando a geração de empregos durante o ano todo?

EDUARDO FERREIRA- Lucas Cardoso foi um visionário e apaixonado pelo turismo, lembro muito bem quando ele nos encontros do PNMT ( Programa Nacional de Municipalização do Turismo) em Bezerros, especificamente no CEMAIC, quando eu era aluno e bailarino do Grupo Papanguarte, ele deixava claro, que Bezerros tinha tudo para crescer economicamente e viver da atividade turística, Bezerros chegou a ganhar o selo de Ouro pela EMBRATUR, despertou nos empresários o interesse na área, daí surgiram varias pousadas, hotéis, restaurantes, clubes de campo, fortaleceu o artesanato, gastronomia ,os eventos e ecoturismo na Serra Negra . O município terá um turismo forte com a união de ideias, com boas intenções, com imaginações férteis e saudáveis, com belos sonhos calçados em consequentes ilusões, com informações precisas e seguras, com dados convincentes e bem formatados, com estruturações de bons e confiáveis planos, com execução de projetos lógicos e aceitáveis, ambientalmente sustentáveis e acima de tudo, com a realidade do bom cidadão.

BEZERROS HOJE- Há uma crítica antiga e generalizada por parte da juventude que Bezerros não realiza os eventos do porte de outras cidades da região. A prefeitura de Bezerros sempre alega a falta de recursos públicos para a realização dessas festas. Qual seria a saída para a realização dos eventos, contemplando, assim, a vontade da massa.

EDUARDO FERREIRA- Primeiramente, Bezerros se preocupa com o nível das atrações, isso é uma característica do município a muito tempo, outro ponto importante e isso pesa muito é a falta de uma equipe ou agência de captação de recursos, nossa cidade, principalmente no primeiro semestre tem muitos eventos e isso apenas para o município fica complicado uma vez que praticamente dependemos único e exclusivamente do FPM ( Fundo de Participação do Município ) para a realização dos eventos. Outro ponto é importante e necessário, precisamos urgente de um novo local para eventos de massa, a Rua da Matriz já não comporta . Estamos vivendo um novo tempo na cidade,o Prefeito Branquinho tem lutado diariamente pela instalação de novas industrias , estamos gerando emprego e consequentemente renda, acredito em dias melhores para nossa cidade, com mais investimentos em todas as áreas.

BEZERROS HOJE- Você é o atual diretor de Cultura de Bezerros e atualmente faz parte do Conselho estadual. Como funciona o departamento municipal de cultura? Há recursos para fomentar o setor em Bezerros? Qual a importância desse conselho a nível de Estado?

EDUARDO FERREIRA- Atualmente funciona na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes , tenho a sorte de trabalhar com uma Secretária a Professora Ladjane Karla ,dedicada e apaixonada pela cultura , em especial a de Bezerros, os recursos são poucos, mais muito bem administrados, atendemos todas as áreas na medida do possível, e temos tido um feedback positivo de nossas ações. Quanto a minha indicação para o Conselho Estadual de Políticas Culturais, fiquei muito feliz, pois é uma resposta positiva da nossa proposta quanto cultura. Divido a cadeira com a cidade de Pesqueira e juntos lutaremos pelo fortalecimento da nossa região agreste.

BEZERROS HOJE- O que o Departamento Cultural de Bezerros preparou para o nosso São João?

EDUARDO FERREIRA- A tradição deve ser mantida, 21 grupos vindos da nossa região e os de Bezerros se apresentarão no Anfiteatro da Serra Negra durante os seis dias de festa, Bacamarteiros, Banda de Pífano, Quadrilhas Tradicionais, Estilizadas, Espetáculos Juninos, Brincadeiras Populares e claro muito forró. Também na cidade nos bairros e na Zona Rural teremos apresentações de quadrilhas , grupos folclóricos e forró pé de serra.

BEZERROS HOJE- O que você espera desse processo eleitoral municipal que se avizinha?

EDUARDO FERREIRA- Eu espero, que seja o melhor para Bezerros, tenho um respeito e uma admiração enorme pelo atual Prefeito Branquinho, sempre muito centrado e inteligente em suas decisões, acredito na continuidade política da chapa e também pela permanência do grupo em caminhar junto.

BEZERROS HOJE- Suas considerações finais.

EDUARDO FERREIRA- Gostaria de agradecer ao diretor e meu amigo Flávio Melo, pela oportunidade de participar dessa série de entrevistas com tanta gente boa, e dizer que sou um apaixonado por Bezerros, quero ver essa cidade entre as grandes, dando a nossa gente mais qualidade de vida e esperança de dias melhores.

Share

Leave a Reply