Secretaria de Desenvolvimento Social lança Programa ACESSUAS TRABALHO

Aconteceu, durante a manhã desta quarta-feira (5), o lançamento do Programa ACESSUAS TRABALHO (Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho) em Bezerros, que tem o objetivo de promover oportunidades de acesso ao emprego formal e a formas de geração de emprego e renda para as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais.

A solenidade foi realizada na Via Fest e contou com a presença do prefeito do município, Severino Otávio (Branquinho); da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Luciana Dutra; do secretário de Governo, Josevânio Miranda; do coordenador do programa no município, Edvan José, e toda a sua equipe; do coordenador da Agência do Trabalho de Bezerros, Tadeu Pinto, além de jovens do bairro de Encruzilhada de São João e sociedade em geral.

A secretária Luciana Dutra falou sobre a importância da adesão de Bezerros a este programa inovador do Governo Federal, tendo em vista que, até o momento, poucos municípios aderiam. “Atualmente, não dá para conseguir uma vaga de emprego sem estar devidamente preparado (a) para ele. As empresas contratam pessoas que notoriamente sabem como se comunicar, trabalhar em grupo, que têm desenvoltura, entre outros pontos que serão trabalhados neste programa”,  destacou.

O prefeito Branquinho, por sua vez, lembrou a satisfação em oferecer esta oportunidade não só aos jovens, já que o programa é extensivo a indivíduos com idade entre 14 e 59 anos. “Na semana passada, inauguramos o primeiro Centro de Qualificação Profissional de Bezerros, localizado no bairro do Retiro. Hoje lançamos aqui mais uma oportunidade de qualificação para a população. Estamos recebendo mais empresas e fábricas em Bezerros, que já iniciaram o processo de instalação na cidade, e é extremamente importante capacitar jovens e adultos para assumir as vagas que serão oferecidas. Não existe futuro sem preparo e nós estamos construindo este futuro”, afirmou.

O que é?

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão-de-obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativos ao trabalho (formalização do trabalho); articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.

Ações

– Promoção de estratégias, ações e medidas para enfrentar a pobreza, por meio de identificação e sensibilização de usuários;

– Desenvolvimento de habilidades e orientação para os usuários; acesso a oportunidades por meio do encaminhamento de usuários;

– Monitoramento do percurso dos usuários no acesso ao mundo do trabalho;

– Articulação com outros programas e serviços da assistência social e de demais áreas, como saúde, educação e trabalho; acompanhar usuários que ingressem no mundo do trabalho, dentre outras ações.

Share

Os comentários estão desativados.