Repelente de Tubarões: Tecnologia “Floats Shield” será testada no Recife

Tecnologia desenvolvida em Bezerros será testada, comemora NTA.

Tecnologia foi uma das três finalistas do desafio tecnológico

Desenvolvida em 2004 pelo Núcleo de Tecnologia do Agreste (NTA), localizado em Bezerros, o equipamento “Floats Shield” (proteção flutuante) – que emite campo eletromagnético agindo diretamente no centro nervoso dos tubarões, afugentando-os – foi selecionado em desafio tecnológico lançado pela Prefeitura do Recife. A intenção é devolver as praias com segurança aos banhistas e turistas.

A equipe do NTA, formada pelos professores Macus Luna, Silvio Santos e Cel. Neyff Souza, saiu satisfeita de encontro realizado, nesta quarta-feira (30), com representantes da Prefeitura do Recife, onde foi definido que as três tecnologias vencedoras serão testadas e que se adotará a que, na prática, for mais eficiente.

O equipamento desenvolvido em Bezerros é instalado em bóias especiais que formam um cinturão de proteção ao longo das praias.


O NTA está animado porque nunca foi tão real a possibilidade de provar a eficiência do seu equipamento, o que será um grande divisor de águas na história científica da instituição que já desenvolveu vários projetos, inclusive tendo como madrinha a Drª Rosaly Lopes, que é cientista da NASA.

Entenda sobre o Desafio Tecnológico lançado pela prefeitura do Recife no início deste ano.

Share