REPELENTE DE TUBARÃO: NTA SAI OTIMISTA DE AUDIÊNCIA PROMOVIDA PELA ALEPE

Os professores Marco Lunas e Silvio Santos defenderam tecnologia para proteger as praias do Estado

Em audiência pública para DISCUTIR OS RECENTES ATAQUES DE TUBARÕES NO LITORAL DE PERNAMBUCO, nesta terça 21/03/23, no Auditório Senador Sergio Guerra na ALEPE, nosso município foi representado pelos Professores Marcos Luna, do NTA, e Silvio Santos, ex-diretor do Colégio Cenecista São José, na apresentação do sistema de repelência de tubarões para criação de zonas de proteção aos banhistas denominado “Float Shield”.

Para quem ainda não tem conhecimento, no ano de 2004, nas dependências do antigo Colégio São José, os professores desenvolveram esse sistema que, apesar de ser totalmente inovador e aplicável na época, foi desprezado pelo Estado e pelo Municípios afetados, sendo que, hoje, outros países como Austrália, África do Sul e Estados Unidos fazem uso do princípio de repelência por ondas eletromagnéticas para criar áreas de proteção em seus litorais, eles usam, exatamente, a ideia e o projeto dos professores de Bezerros.

No momento da apresentação, o professor Silvio Santos, expos mais uma vez o princípio de repelência do sistema associado a hipersensibilidade do sistema nervoso dos tubarões e indagou a todos “o porquê, após vinte anos, o sistema que hoje é copiado e usado em outros países não é usado no Brasil, especificamente Pernambuco.”

É sabido que o litoral de Pernambuco é propício ao trânsito de tubarões, em especial o “cabeça-chata” um dos mais violentos da espécie. Há décadas os ataques veem acontecendo em tempos alternados, porém, o perigo é sempre iminente e imediato, não se sabe quando outros ataques ocorrerão.

O professor Marcos Luna encarregou-se de fazer os contatos com as pastas diretamente interessadas, a Secretaria de Meio Ambiente com o Engenheiro Danilo Nogueira e a Secretaria de Ciência e Tecnologia com o Doutor Kenys Bonatti. Ambos os representantes agendaram uma apresentação formal e direta em suas secretarias respectivamente. Contatos diretos também foram mantidos com vários deputados, dentre eles do presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALEPE o deputado Romero Sales Filho. Juntou-se na defesa do projeto o pesquisador e Coronel do CBMPE, Neyff Souza que, em sua fala declarou apoiar e confiar plenamente na implantação do sistema como forma de proteção da orla pernambucana. Outras falas, também, apoiaram o projeto. “O deputado Rodrigo Novaes (PSB), que presidiu a Audiência Pública, comprometeu-se a levar ao Cemit propostas para testar telas ou sistemas para repelir tubarões por ondas eletromagnéticas, defendidas em falas colhidas durante o encontro.” (Fontes: NTA/ALEPE)

Share