G1:”Ele passou uma dose com 10 gotas do remédio a cada oito horas. Na primeira dose, minha filha começou a passar mal”

Recém-nascida de 10 dias que morreu no Agreste (Foto: Aline Mikaelly/ Arquivo Pessoal)Uma recém-nascida de 10 dias morreu vítima de um suposto erro médico, após dar entrada na Unidade Mista de São José, em Bezerros, no Agreste pernambucano. Segundo a mãe, o bebê teve cólicas e foi atendido no domingo (13), mas começou a passar mal depois de ingerir um remédio recomendado pelo médico. No mesmo dia, a criança precisou ser transferida para Caruaru, onde morreu na quinta-feira (17). De acordo com a família, a causa apontada na certidão de óbito é falência múltipla de órgãos e intoxicação medicamentosa.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Bezerros informou que aguarda os documentos que estão com a família – atestado de óbito e prescrição do médico – para que “possa acionar o Cremepe [Conselho Regional de Medicina de Pernambuco], que deverá conduzir a investigação de erro”. O departamento explica também que o médico “não faz parte do quadro de funcionários contratados da unidade e estaria substituindo uma médica que teria se ausentado por motivos pessoais”.

A agricultora Amanda Santos, 22 anos, mãe do bebê, detalha o ocorrido. “Ele passou uma dose com 10 gotas do remédio a cada oito horas. Na primeira dose, minha filha começou a passar mal. Levamos para um hospital de Caruaru, ela ficou em coma, e ontem de madrugada morreu. Espero que ele pague pelo que fez, porque tirou uma vida de mim, né?”

Do G1

Share

Leave a Reply