RÁDIO CULTURA DO NORDESTE COMEMORA 59 ANOS

A rádio Cultura do Nordeste tem uma forte ligação com o nosso município, principalmente junto aos moradores da zona rual. Passado os anos, Bezerros estreita ainda mais os laços com a emissora quando lhes empresta as vozes de dois importantes comunicadores, Gláucia Oliveira e Máximo Neto. Conheça a história da emissora caruaruense.

RÁDIO CULTURA DO NORDESTE, foi idealizada pelo rádio-técnico Jaime Mendonça (já falecido), que montou um pequeno transmissor de 25 watts e colocou a emissora no ar ainda de forma irregular. Posteriormente, um grupo formado por empresários da cidade se juntou para fundar a emissora com finalidades políticas. Isso aconteceu em 31 de agosto de 1958 na cidade de Caruaru – a terra da Feira.

Passadas as eleições e tendo sido alcançado o objetivo de eleger o empresário João Lyra Filho prefeito de Caruaru, o Grupo não mais tinha o interesse de continuar dirigindo a emissora e foi feito um convite para que os irmãos José Almeida e Onildo Almeida assumissem o novo prefixo da cidade. Os irmãos Almeida trabalhavam como operadores de som da Rádio Difusora de Caruaru e também mantinham um programa de auditório naquela emissora, com um grande respaldo comercial e também de audiência. José e Onildo toparam o desafio e em 1961 arrendaram a Rádio Cultura e posteriormente assumiram a direção até a presente data.

A frequência da emissora na época era 1.560 KHZ, e tinha como slogan: “A última da faixa, a primeira em popularidade”. Em 1976, uma nova frequência foi solicitada e a CULTURA mudou para a frequência: 1.130 KHZ e passou a ser a única emissora 24 horas no ar da região – “No meio da faixa do seu rádio, com muito mais amor”, aumentando ainda mais a sua audiência. Leia mais aqui.

Share