PROJETO SOBRE J. BORGES É APRESENTADO POR ALUNOS DE DESIGN INTERIORES DA UNIFAVIP

SAM_5660O estudante de Design de Interiores da UNIFAVIP,  Mango Oliveira, nos enviou um projeto sobre J. Borges que foi apresentado na conclusão do período. O propósito, segundo ele,  é colocar em prática os conhecimentos teórico obtidos no decorrer do período. “O curso é formado por quatro períodos, nos quais cada período temos um tema diferente para a realização dos projetos. Atualmente finalizei o 3º período e estarei iniciando o 4º. No 3º período o tema proposto para a realização dos projetos foi elaborar uma ambientação para o espaço CASA COR PERNAMBUCO, onde cada ambiente do espaço foi sorteado para vários grupos (todos da mesmo turma). Ao meu grupo particularmente, veio o ambiente denominado de ‘Galeria de Artes’, onde nos foi dadas as dimensões e limitações para executarmos o trabalho. Diante disso, juntamente ao meu grupo, pensamos em elaborarmos o projeto tendo um artista local como inspiração, onde a mesma iria visar o reconhecimento e a valorização dos artistas pernambucanos”, explica.

O universitário, natural de Bezerros, pensou logo em escolher um artista conterrâneo, no intuito de mostrar aos demais que na sua cidade existem artistas que merecem ser reconhecidos e valorizados. E foi isso que aconteceu, ele apresentou J. Borges a seu grupo e todos ficaram bastante interessados. ” Dai que iniciamos o projeto de uma galeria de arte inspirada nas obras do ilustre J. Borges”.

SÍNTESE

J. Borges Bezerros Hoje“Dentre os diversos artista e artesãos pernambucanos, optou-se por trabalhar com um dos patrimônios vivos de Pernambuco, que mantêm a rica tradição da cultura popular do estado. J. Borges, o xilogravurista e cordelista mais popular dos Patrimônios Vivos de Pernambuco, nascido e residente no município de Bezerros, é um dos poucos do agreste pernambucano e foi descoberto pelo escritor Ariano Suassuna que o divulgou para o restante do Brasil sendo atualmente um dos xilogravurista e cordelista mais conhecidos e renomados.

Eleito Patrimônio Vivo em 2006, J.Borges já levou sua arte para a Europa, países da América Latina e do Norte, e ilustrou obras de autores ilustres, como o uruguaio Eduardo Galeano, mas continua gravando os elementos de Pernambuco.

Embora tenha reconhecimento internacional, sua arte não é tão valorizada em sua localidade, portanto a importância maior desse projeto é além da divulgação das obras e do artista, esse espaço visa também ter um proposito pedagógico, na medida em que possibilita aos seus visitantes informações relevantes e muitas vezes desconhecidas do artista local e até consagrados internacionalmente através de suas xilogravuras.”

CONHEÇA O PROJETO APRESENTADO por Magno Oliveira, Laís Barros, Jordana Gomes e Ana Cristina Cordeiro. CLICANDO AQUI NO LINK Projeto sobre J. Borges

Share

Leave a Reply