Projeto do NTA ficou na 2ª posição em seleção de projetos tecnológicos “Meio Ambiente – Incidentes com Tubarão”

Como se observou, há soluções ecologicamente viável para devolver com segurança as praias da região metropolitana do Recife aos banhistas

Projeto do NTA consiste em bóias que emitem ondas eletromagnéticas que repelem os tubarões das praias.

O projeto Float Shield ( repelente de tubarões ) desenvolvido pelo Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA), em Bezerros, figurou na 2ª posição em seleção de projetos tecnológicos “Meio Ambiente – Incidentes com Tubarão” promovido pela Prefeitura de Recife. O primeiro lugar foi para um projeto semelhante desenvolvido na África do Sul, que utiliza cabos ao invés de boias ( projeto do NTA) que emitem ondas eletromagnéticas. “Difere por ser campos magnéticos com imãs penduradas em haste de cano. O nosso são ondas eletromagnéticas e campos magnéticos sem fiação entre elas”, informa o professor Marcus Luna do NTA.

Mesmo ficando em 2° lugar, o projeto do NTA pode ser considerado por custar menos de 50% do projeto apresentado por cientistas do continente africano. O edital prevê ainda que os três classificados podem, em comum acordo, compartilhar a implantação do projeto vencedor que só será definido no início de setembro.

Saiba mais aqui

Share