Porque vivemos uma crise de representatividade e uma total ausência de democracia

Nossos vereadores, prefeitos, deputados, senadores e presidentes não nos representam.
As mudanças que acontecem no país simbolizam as negociatas entre os que deveriam representar o povo (mas acabam por desmerecê-lo) e aqueles que detêm o capital. Mas e o povo? Somos menos importante porque nesse processo?
A desimportância que nos é dada vem nada mais, nada menos, que de nós mesmos. Ou não é bem verdade, que o povo se julga importante apenas nos processos eleitorais?
É a cada biênio que o povo é minimamente escutado para ser maximamente desprezado. Fatores como a venda e a compra de voto,  além da barganha por um contrato evidenciam ainda mais o que nos acomete. Façamos a seguinte analogia: preciso de um pedreiro e um eletricista para fazer reparos em minha casa. Converso com eles apenas no dia de estabelecer o contrato. Não fiscalizo durante a obra, e apareço no final para cobrar aquilo que contratei, e observo que não fora o combinado. Digamos que eu seja o povo, o pedreiro e o eletricista os nossos representantes, e a casa seja nosso país, estado ou cidade.
Agi corretamente enquanto contratante? A ausência de democracia é percebida no momento em que podemos compreender que o povo não é soberano , e portanto não se importa. É a partir disso que abrimos brechas para que um técnico em Educação mande e desmande na política educacional sem consultar diretamente o público que será afetado.
A ausência de democracia faz com que o SUS não funcione; a educação tenha reforma no ensino médio; a previdência supostamente tenha rombo; faz com que operações lava jatos aconteçam.
Se o povo fosse soberano e se auto reconhecesse como tal, não culparíamos apenas os políticos porque também nos reconheceremos também como culpados. Mas enquanto o povo não se auto empoderar estaremos fadados a buscar falsos salvadores que apenas fazem escárnio da soberania popular.
Empoderemo-nos

Mikhail Gorbachiov é Cientista Social pela UFPE

Último artigo publicado:Do grego “religare”

Entre em contato com Mikhail Gorbachiov pelo WhatSapp (81) 99428-4091

Share