Pernambuco lança Carteira de Identificação Nacional

O Governo de Pernambuco inaugurou, nesta quinta-feira (21), a Carteira de Identificação Nacional (CIN) no Estado, que começa a ser emitida em 1º de abril. A ação deve permitir uma unificação dos principais dados sobre o cidadão em apenas um documento. A expectativa da gestão é impactar, em cinco anos, 9 milhões de pessoas.


Além disso, a gestão também inaugurou um Laboratório de Perícia Papiloscópica Forense no Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), localizado no bairro da Boa Vista, Centro do Recife. O objetivo é impactar diretamente no melhoramento dos inquéritos policiais.
Os pernambucanos acima de 60 anos já podem tirar a nova Carteira de Identidade Nacional, disponível em formato físico e online. A primeira via será gratuita para toda a população.
A Carteira passou por período de teste com algumas emissões programadas no mês de março. A partir do dia 1° de abril, a população em geral poderá expedir o novo documento.
Para fazer a emissão, é necessário fazer agendamento no site oficial do PE Cidadão. Por lá, o solicitante saberá o local em que deverá comparecer, com documentos oficiais listados no portal durante o cadastro para fazer a nova carteira.
A emissão será dividida em grupos de prioridade. Em um primeiro momento, pessoas com mais de 60 anos poderão fazer o processo. Após isso, será a vez da população com mais de 40 anos e, posteriormente, será ofertados para o restante dos habitantes.
As etapas e cronogramas, de acordo com o Governo do Estado, serão divulgados em breve.

Folha de PE

Share