Parabólica – Sua Coluna Regional

Fernando e Paulo protagonizarão a política estadual nas eleições de 2020

Eleitos na mesma chapa em 2014, Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho foram escolhidos por Eduardo Campos para representar a Frente Popular naquela eleição, mas a relação entre os dois foi se distanciando tão logo assumiram seus respectivos mandatos. O distanciamento ficou mais forte em 2017 quando Fernando Bezerra Coelho deixou o PSB com o objetivo de enfrentar Paulo Câmara na disputa pelo governo em 2018, fato que não se concretizou.

Apesar de não terem se enfrentado em 2018, Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho seguiram em campos opostos ao longo de 2019. Enquanto o governador Paulo Câmara evidenciou sua condição de opositor do presidente Jair Bolsonaro, o senador Fernando Bezerra Coelho foi alçado à condição de líder do governo Bolsonaro no Senado, fazendo um importante contraponto ao PSB em Pernambuco.

Paulo Câmara pretende manter não só os cerca de 70 prefeitos do PSB como ampliar este número nas eleições de 2020, enquanto Fernando Bezerra Coelho, já ambientado no MDB, pretende eleger cerca de quarenta aliados, tanto pelo seu partido quanto pelo DEM e pelo PSDB. Essa disputa polarizada dos dois principais líderes políticos do estado deverá render significativas trocas de farpas ao longo de 2020.

Entraremos num ano eleitoral onde o antagonismo de Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho será cada vez mais forte e aquele que lograr êxito representativo chegará em 2022, na sucessão de Paulo Câmara, com papel determinante na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. (Fonte: Blog do Edmar Lyra).

Água Preta – Eduardo Coutinho exonera secretários que concorrerão às eleições de 2020

Dentro de um planejamento estratégico politico e administrativo, evitando possíveis mudanças dentro do último ano de sua gestão (2017 – 2020), o Prefeito Eduardo Coutinho antecipou a desincompatibilização de seus secretários executivos municipais que se colocarão como alternativas para a disputa proporcional na eleição 2020 daquele município.

Entre eles está Neto Cavalcanti, jovem promessa na politica aguapretana, possui 29 anos de idade, formado na área de Tecnologia e se especializando em Gestão Pública e Educacional, tem uma experiência profissional muito expressiva no sistema público, quando assumiu, por exemplo, pastas importantes nas gestões do Prefeito Eduardo Coutinho como Secretário de Transportes (2012 – 2013), Secretário de Educação, Esportes e Cultura no primeiro ano da atual gestão e até o presente momento como Secretário de Administração e Gestão de Patrimônios.

O pré-candidato a vereador estará disputando pelo grupo político do atual vice- prefeito e pré-candidato a prefeito Tonhão, uma das 13 difíceis e competitivas vagas na Casa Legislativa da Água Preta, mas o histórico politico da família é uma das fortes características que o coloca como grande concorrente, visto que já teve seu avô Dóro (1973 – 1976) e tio João de Dito (1983 – 1988) como Prefeitos da Água Preta/PE, além do tio Leocádio, prefeito por duas vezes no município vizinho Jacuípe/AL.

A cidade da Água Preta tem histórico de eleições acirradas e decididas em pequenos detalhes e tem uma perspectiva de apurar aproximadamente 18 mil votos no pleito 2020. (Fonte: Blog Ponto de Vista).

Prefeitura dos Palmares realiza pagamento dos aposentados e pensionistas

Cumprindo o programado, a Prefeitura dos Palmares, através da Secretaria de Finanças, efetuou, nesta segunda-feira (30/12), o repasse financeiro ao FUNPREV dos valores necessários para o pagamento do salário de todos os aposentados e pensionistas referente ao mês de novembro.

“A nossa gestão tem mantido e continuará mantendo o compromisso de garantir a regularidade salarial apesar de toda escassez de recursos”, ressaltou o prefeito.

Raquel terminou 2019 melhor que 2018

A prefeita Raquel Lyra (PSDB) chega em 2020 com um fôlego a mais em busca da reeleição. Após dois anos de muitas dificuldades e um governo razoável a tucana entrou nos trilhos e termina esse ano bem melhor que o ano passado.

Os recursos conseguidos pelo Finisa permitem que a cidade receba muitas obras em vários, claro impulsionada pela Via Parque, principal obra da gestão municipal e que promete deixa a linha férrea do município como áreas de lazer.

Algumas trocas de secretários e mudanças na equipe também revelam que ela está antenada com as demandas da cidade. O mesmo pode ser dito da relação do Executivo com a Câmara e outras instituições. O que antes era bem complicado hoje vive uma realidade melhor e pode facilitar para o grupo liderado por ela na composição das chapas para vereador.

No entanto, as duas principais promessas de campanha ainda não existe uma garantia que serão cumpridas. A mais complicada é a transferência de graça da Feira da Sulanca. Com o investimento feito pela iniciativa privada na Fundac, dificilmente o local será mudado.

As oito mil vagas de creches a gestora garante que consegue entregar. Ela informou que já entregou mais de 5 mil e a oposição contesta a informação. Outro calo da gestora é a obra no Centro da cidade e a retirada de ambulantes do local. O comércio na Praça não decolou e as imagens de camelôs protestando devem pesar contra Raquel.

Outro ponto positivo em relação a ela é a oposição ao governador Paulo Câmara (PSB). Todas as pesquisas mostram uma rejeição na ordem de 60% ao socialista e Raquel pode tirar proveito disso, já que os principais adversários dela são da base de apoio do governador. A conferir. (Fonte: Blog do Mário Flávio).

Share