Parabólica – Sua Coluna Regional

Governo de Pernambuco aumenta carga tributária de tecido e artigos de armarinho

O Polo de Confecções do agreste de Pernambuco é um dos ambientes de negócios que mais gera oportunidades para empreender, criação de emprego e distribuição de renda no estado. Contudo, a Lei Complementar nº 420, de 18 de dezembro de 2019, aumentou a carga tributária do tecido e armarinho para os distribuidores atacadistas.

Tecidos e artigos de armarinho são os principais insumos na produção de roupas. O aumento da carga tributária vai elevar o custo desses insumos e, consequentemente, vai aumentar o custo das roupas produzidas no Polo de Confecções e fazer o setor perder competitividade no concorrido mercado da moda.

Para Bruno Bezerra, presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe-PE, é lamentável um aumento de carga tributária diante das muitas dificuldades que temos passado para manter as empresas em funcionamento num mercado com uma crise que persiste ano após ano. O trabalho do governo deveria ser no sentido de ajudar, e não de atrapalhar tornando a carga tributária ainda mais difícil de suportar.

O atacadista de tecidos, Robson Ferreira, lamenta mais um aumento da carga tributária para o segmento. “Nós atacadistas sofremos há cinco anos com uma crise que, infelizmente, não quer passar. Além disso, nós já temos uma das mais altas cargas tributárias do mundo, isso nos fragiliza diante da concorrência das confecções importadas, diminuindo as vendas das confecções locais, o que tem afetado muito os atacadistas de tecidos”, disse.

Para o contador Luciano Bezerra, outro ponto que precisa ser levado em consideração nessa questão tributária é que esse tipo de obrigação fez com que algumas empresas de confecções amargassem autos de infrações milionários. (Fonte: Blog do Mário Flávio)

Bonito vai receber fábrica de componentes de veículos japonesa

No próximo ano, a cidade de Bonito, no Agreste de Pernambuco, vai receber uma fábrica da multinacional japonesa Yazaki do Brasil, fabricante independente de componentes automotivos. O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Adolfo (PSB) durante divulgação da tradicional Festa de São Sebastião que movimenta a cidade entre os dias 17 e 19 de janeiro do próximo ano.

Segundo o prefeito, “a empresa fabrica componentes eletrônicos para veículos e tem como grande parceira no Estado a fábrica da Jeep, em Goiana”. Os contatos com a empresa começaram há cerca de 08 meses segundo o ex-prefeito Ruy Barbosa, também do PSB. Ele revela que o ‘namoro’ com a Yazaki do Brasil teve como padrinho o deputado estadual Clodoaldo Magalhães que recebeu dos empresários a informação de que estavam em busca de um local em Pernambuco para se instalar.

“O passo seguinte foi receber os representantes da empresa e colocar Bonito a disposição deles”, disse Ruy Barbosa. Gustavo ainda falou que representantes da Yazaki visitaram o município por diversas vezes sem comunicar, de forma à paisana para realizar um levantamento de itens necessários para a aprovação da escolha do município.

“Ficamos sabendo que por diversas vezes, representantes da empresa estiveram por aqui fazendo um levantamento sobre o município. no total foram cerca de 316 itens analisados por eles. Informações sobre saúde, educação e até a avaliação da gestão municipal foi levada em consideração”, frisou Gustavo.

Segundo a própria Carta Oficial enviada pela Yazaki, a empresa comunica que a demanda recebida por uma de suas parceiras, a FCA – Fiat Chrysler Automóveis do Brasil (Jeep), em Goiana, litoral norte de Pernambuco, fez com que a empresa implantasse uma unidade no Estado. Cerca de 40 municípios foram analisados pela multinacional, ficando Bonito como a escolhida após a realização de um Check List de padrão internacional da Yazaki Global.

Ainda segundo o e-mail, a unidade de Bonito gerará algo em torno de 1000 empregos diretos já no início de 2020, podendo chegar a outros 2 mil no decorrer da ampliação da empresa. A unidade será implantada no distrito Industrial de Bonito, próximo a Escola Técnica Estadual. (Fonte: PE NOTÍCIAS).

Prefeito Joaquim Neto participa da liberação de materiais para início das obras de ampliação da adutora

Visando a melhoria no abastecimento de água para Gravatá, o prefeito Joaquim Neto esteve na manhã desta terça-feira (24), ao lado de representantes da Compesa e da Caixa Econômica, vereadores e secretários, para participar da liberação de materiais para iniciar as obras de ampliação da adutora que liga o município de Gravatá a Amaraji.

O momento marca um dos pontos cruciais para a realização da obra, que tem previsão para ser iniciada em janeiro de 2020, com a construção de 20km de adutora, além de melhorias nas unidades de tratamento da água já existentes na cidade. Atualmente, a capacidade de distribuição de água em Gravatá é de 190 litros por segundo e após a obra será ampliada para 320 litros por segundo, o que irá reduzir o racionamento de água na cidade. O prazo estimado para conclusão das obras é de 18 meses.

Na última quinta-feira (19), o prefeito assinou, na superintendência da Caixa, em Recife, a carta de anuência que libera a verba de 22 milhões de reais para a realização da obra.

“Este é um antigo sonho pelo qual tenho unido parceiros que busque comigo o mesmo objetivo, que é melhorar o abastecimento de água em Gravatá e acabar com o sofrimento das famílias. Desde 2017 que estou em busca da liberação deste recurso, na época Bruno Araújo era ministro das cidades e ajudou a levar adiante nosso projeto”, disse o prefeito.

A ampliação da adutora será monitorada pelo Conselho Municipal de Saneamento, que será empossado na próxima quinta-feira (26).

Estiveram presentes na ocasião, o representante do setor de engenharia da Caixa Econômica, Carlos Rodrigues e o engenheiro da Compesa, Bruno Fontes, além dos representantes do legislativo, como presidente da Câmara Leo do Ar e os vereadores Nego Suíno, Val do Ônibus, Régis da Compesa e Tonho da Rodoviária.

Condado realiza pagamento antecipado dos servidores

A Prefeitura do Condado realizou no final da tarde de ontem segunda-feira (23), o pagamento antecipado dos funcionários do município. Com isso a administração encerrou o ano de 2019 com 100% do Décimo, salário dos aposentados, pensionistas e funcionários pagos. “Fechamos mais um ano com responsabilidade e compromisso com o servidor”, disse o prefeito Cassiano.

Segundo o governo municipal, foram injetados nesse mês, milhões de reais na economia da nossa cidade. O chefe do executivo ainda destacou que a antecipação do pagamento movimenta a economia durante as festas de final de ano e que mais uma vez a gestão mostra que “prioriza e valoriza o servidor, apesar das dificuldades”.

Share