PARABÓLICA-REGIONALIZANDO

TCE promove seminário para novos prefeitos

Os prefeitos dos 184 municípios pernambucanos, eleitos e reeleitos em outubro passado, têm um encontro marcado com o Tribunal de Contas do Estado na próxima terça-feira, 10 de janeiro. Eles vão participar de um seminário promovido pelo TCE com o objetivo de prestar orientação e esclarecer dúvidas sobre aspectos relevantes da administração pública municipal.

Na ocasião, serão tratados temas como Lei de Responsabilidade Fiscal, prestação de contas, gastos com saúde e educação, gestão previdenciária, a importância das Procuradorias Municipais, responsabilização dos agentes públicos, índice de transparência dos municípios e índice de convergência contábil. A ideia é fornecer informações e prestar esclarecimentos aos novos prefeitos sobre administração pública, de forma que eles possam realizar uma gestão eficiente, voltada para os interesses da população. As inscrições devem ser feitas no site do Tribunal de Contas Clicando aqui . As vagas são restritas ao prefeito e apenas mais um outro participante devidamente autorizado.

CÂMARAS MUNICIPAIS – no dia 24 de janeiro será a vez dos novos presidentes das Câmaras Municipais de Pernambuco se reunirem com representantes do Tribunal de Contas. O seminário terá a mesma finalidade de orientar os presidentes sobre assuntos relacionados a boas práticas de gestão.

Os encontros acontecem no auditório do TCE, localizado no 10º andar do edifício Dom Hélder Câmara, na Rua da Aurora.

FESTA DE SÃO JOAQUIM – AGENDE-SE

ESTADO DE CALAMIDADE ADMINISTRATIVA É DECRETADO EM CAMOCIM DE SÃO FÉLIX

Situação encontrada pela nova administração impede o planejamento necessário às contratações e admissão de pessoal  e manutenção de serviços públicos essenciais

A crise administrativa que atinge o município de Camocim de São Félix, no Agreste pernambucano levou o prefeito recém-empossado Giorge Bezerra a decretar Estado de Calamidade Administrativa (Decreto nº02/2017) na última segunda-feira (2), primeiro dia útil do município.

De acordo com o Decreto, informações solicitadas no decorrer do período de transição referentes a serviços contínuos, aquisições de produtos, estrutura administrativa, legislação foram encaminhados de forma incompleta ou de forma insuficientes no processo de transição pela administração anterior. Além disso, verificou-se pendências de informações contábeis, acesso aos sistemas  de contabilidade  e de folha de pagamento.  A realidade encontrada impede o planejamento para contratações, manutenção de serviços públicos e outras ações no início do mandato. Para o prefeito, a medida foi extremamente necessária, frente a situação deixada e a necessidade de conferir normalidade à administração municipal em todas as áreas.

Com o reconhecimento da calamidade, o município pode adotar procedimentos de dispensa de licitação e contratação de pessoal por excepcional interesse público para atender as demanda de serviços essenciais.

O Decreto tem validade de 90 dias contados a partir da data da publicação.

 

FESTA DE REIS DE GRAVATÁ

Ao cair da tarde desse domingo (8), os gravataenses se reuniram para mais um ato de fé fechando a programação religiosa da Festa de Reis. A população e visitantes caminharam na tradicional procissão em louvor a Nossa Senhora de Sant’Ana, padroeira de Gravatá, que percorreu diversas ruas do Centro da cidade e terminou com uma missa ao lado praça da Matriz. O padre João Paulo Gomes conduziu uma multidão de fiéis, entre eles o prefeito Joaquim Neto, o deputado estadual Luca Gomes, vereadores e secretários municipais.

Ler mais aqui

NOVAS ELEIÇÕES PARA A MESA DIRETORA DE BONITO

O juiz José Adelmo Barbosa, da 2ª vara da Fazwenda Pública de Caruaru, acatou liminar e convocou nova eleição para a mesa diretora em Bonito, no Agreste pernambucano. De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o juiz também concedeu a candidatura do primeiro secretário Pedro de Farias Filho. O TJ informou que o vereador Pedro Farias Filho foi o responsável por impetrar a liminar pedindo uma nova eleição na mesa diretora. Ele, segundo a assessoria do Tribunal, “teve o requerimento da candidatura para a 1ª secretário de mesa diretora da Câmara negado sob a alegação de estar fora do prazo estipulado no edital de convocação para eleição da mesa diretora da Câmara Municipal, que segundo o novo regimento aprovado seria de cinco dias”. Leia mais no G1

DEMITO DO PROCON POR RAQUEL

Após oito anos a frente do Procon de Caruaru, Adenildo Batista, não é mais coordenador da unidade em Caruaru. A exoneração pela prefeita Raquel Lyra (PSDB) ocorreu nesta sexta-feira (06) e pegou a todos de supresa. Na gestão de Adenildo a unidade ganhou destaque por várias ações, entre elas, multa e fechamento de bancos, que não cumpriam o atendimento adequado aos clientes. Ainda não foi divulgada pela gestão quem vai assumir a coordenação da unidade. Mais informações a qualquer momento no blog.

G1, Blog Mário Flávio, Bonito 360 Graus, Sairé News, Prefeitura Gravatá, Blog do Magno

Share

Leave a Reply