PARABÓLICA – COLUNA REGIONAL

De segunda a sábado

parabólicaA  partir de hoje, os internautas do bezerroshoje.com ganha mais uma coluna, desta vez voltada para a cobertura dos fatos nas cidades vizinhas. Vamos abordar temas diversos, incluindo a cena política municipal, afinal estamos vivendo o processo eleitoral de escolha de prefeitos e vereadores. O nome da coluna não é novidade para quem nos acompanha desde a versão impressa. Parabólica era o nome da nossa coluna Regional do Jornal Bezerros Hoje, fundado em fevereiro de 2003,  que circulava também na região.

BOA LEITURA!

ALÍVIO EM GRAVATÁ

São-João-de-GravatáOs gravataenses sentem saudades de um tempo recente, quando o município estava vivendo uma grande transformação econômica. A administração do prefeito afastado, Bruno Martiniano, foi um fracasso que mexeu com o orgulho dos habitantes da cidade. A sorte é que veio o interventor, o Cel. Mário, que tenta colocar o trem nos trilhos novamente. Não dá para fazer muita coisa, mas pagar os funcionários em dia e manter serviços básicos já é um alento e tanto. O São João de Gravatá, que já foi um dos mais concorridos do Estado, também está em baixa. Mesmo com uma curta programação, a festa no centro da cidade deve animar  visitantes no período.  Nomes como Bell Marques, Edson & Hudson, Nadia Maia, Capim com Mel e Banda Brucelose se apresentam entre os dias 23 e 26/06.

DISPUTA JUNINA EM CAMOCIM

FM2
Público se diverte no Arraial do Menino em Camocim- Imagem Bonito 360 Graus

A cidade de Camocim de São Félix  vive dias de disputas políticas ‘veladas’, como sempre aconteceu em anos eleitorais. Os festejos juninos recebem patrocínios dos grupos políticos locais, oferecendo uma pluralidade de atrações para os forrozeiros eleitores.  Os polos Arraial do Menino e o da Prefeitura estão bastante concorridos. Na tarde do domingo, o público se dividiu entre as atrações como Geraldinho Lins e Mauricio Ramalho. A disputa em Camocim de São Félix terá o atual prefeito Uilson de Teté (PTB) disputando a reeleição. Ele deve enfrentar o filho do ex-prefeito Neno, Giorge (PSD) pela oposição. Ainda há uma expectativa quanto ao posicionamento do ex-prefeito Vanderlande, que está com as relações políticas estremecidas com o grupo do ex-prefeito Neno e que pode abrir uma dissidência. O filho dele, o Neto Bezerra, em conversa com a reportagem, confirmou que é pré-candidato a prefeito pelo PSB.

 

EM CARUARU- FORRÓ E POLÍTICA

gelDificilmente o prefeito José Queiroz (PDT) vá ter sucesso com a candidatura do Jorge Gomes (PSB) à sua secessão. Jorge é uma figura respeitada, mas já mostrou que não tem a envergadura desejada para uma disputa majoritária. Em 2000, ele saiu candidato a prefeito tendo os apoios da dupla João e Zé  (hoje adversários) e perdeu para Tony Gel. Hoje o cenário é totalmente o oposto e ainda mais complicado, mesmo este contando com o apoio da máquina municipal. Acontece que a oposição tem dois grandes nomes de peso e atende pelos nomes de Raquel Lira e Tony Gel. O interesses de ambos é pela prefeitura,  mas estão para aliados do que para adversários. Caruaru vai experimentar pela primeira vez o voto de segundo turno  e quem estiver lá contará com o apoio do outro.  Pela força dos dois nomes na política local não duvidamos que ambos é quem se enfrentariam nessa faze. Talvez isso explique a vontade do pai da Raquel Lira, o ex-governador João Lira Neto, para  que essa união se dê antes mesmo do segundo turno. O ex-governador sabe que pelo grau do rompimento com prefeito Queiroz, não se faz muito esforço em saber quem ele apoiaria numa disputa de segundo turno entre Raquel e Tony Gel.  O tradicional forró da Macambira, da família dos Lyras, reuniu figuras políticas de Caruaru, mas, pelo o óbvio, não contou com a presenças do governador Paulo Câmara e nem do prefeito de Caruaru, José Queiroz. (Ver histórico das disputas em Caruaru aqui)

CÉU DE BRIGADEIRO EM SAIRÉ

saireO prefeito de Sairé, Fernando Pergentino, vai disputar uma reeleição com um certo clima de já ganhou. Mas toda eleição tem sempre as surpresas que podem mudar a rota dos ventos. De qualquer modo, esse é o sentimento na Terra da Laranja. O prefeito, aliás, deu uma nova roupagem a cidade, a julgar pelo pórtico de entrada, que virou parada obrigatória para os turistas que trafegam pela PE-103. Pena que as festividades na cidade declinou ao longo dos anos, como por exemplo a Festa da Laranja, mas isso não pesa na conta do prefeito, porque é uma deficiência de um segmento que já vem do ex-prefeito Everaldo Dias. Sobre a oposição, que deve seguir a  pré candidata Elza Pedrosa (PTB), até que fez um barulho explorando uma matéria, ainda no segundo ano de governo, sobre denúncias de contratações irregulares de carro pipa. Não se teve mais notícias sobre o andamento desse processo.

GIRO RÁPIDO

>>>E o prefeito candidato a reeleição de São Joaquim, João Tenório, recebeu o governador Paulo Câmara em um almoço. Mas a visita parece não ter feito muita inveja aos adversários. O governador não anda com todo esse Ibope.

>>>O prefeito Uilson de Teté, que não ‘anda tão bem das pernas’, deve torcer por uma dissidência na oposição em Camocim de São Félix. Parece que a unidade por lá não é nada fácil para se costurar.

>>>Em Gravatá, Joaquim Neto é tido como imbatível nessas eleições. Os adversários ainda torcem que o ex-prefeito não consiga o registro de sua candidatura, mas Joaquim, que não deixa a peteca cair, se mantém no páreo.

>>O governador Paulo Câmara se posicionou desnecessariamente nos municípios onde teve apoio maciço das lideranças. De cara, deve deve perder as prefeituras de Gravatá e Caruaru. Faltou a aula dada pelo ex-governador Eduardo Campos.

>>> A imprensa de Caruaru está querendo saber da prefeitura porque tanta diferença nos cachês de atrações que se apresentam também no São João de Campina Grande.  É escandaloso!!!

Share

Leave a Reply