ORÇAMENTO SECRETO: Bolsonaro turbinou Codevasf que toca obras de asfalto em Bezerros

A redação do site buscou informações que podem explicar tamanha facilidade para que Bezerros, em menos de 24h, pudesse receber investimentos da Codevasf. A estatal foi turbinada com parte do famoso ‘Orçamento Secreto’ onde políticos aliados do governo podem direcionar ações com mais facilidade para as suas bases.

Obras de asfaltamento de vias foram anunciadas ontem, quarta-feira (10), com investimentos de 1,3 milhão de reais.

O Estado de Minas

O esquema do presidente Jair Bolsonaro para controlar o Congresso foi além da criação de um orçamento secreto de R$ 3 bilhões, como revelou o Estadão. Bolsonaro também expandiu e turbinou a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), estatal loteada pelo Centrão que vai aplicar cerca de um terço desses recursos por imposição dos políticos que a controlam.

Criada à época da ditadura para desenvolver as margens do Velho Chico, a Codevasf tem uma história marcada por corrupção e fisiologismo. Neste ano, conseguiu um orçamento recorde de R$ 2,73 bilhões, composto principalmente por emendas, mas o governo fez cortes.

A empresa se tornou a preferida de deputados e senadores, principalmente do Centrão, pela capacidade de executar obras e entregar máquinas aos municípios e Estados mais rapidamente do que o governo. Motivo: sendo uma estatal, tem regras de contratação mais flexíveis do que um ministério.

Como mostrou o Estadão, boa parte dos recursos do orçamento secreto é destinada à compra de tratores e equipamentos agrícolas com valor acima da tabela de referência. Documentos obtidos pelo jornal revelam que um grupo de aliados do governo determinou o que comprar, por quanto e indicou a Codevasf como o órgão que deveria fazer a operação, o que contraria leis orçamentárias.

Matéria do Estado de Minas de maio de 2021

Share