O que os estudantes de Bezerros pensam sobre o Novo Ensino Médio?

Clique no banner para ter acesso ao Formulário de Pesquisa:

No último dia 15 de março, houve uma grande mobilização nacional pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM). Um projeto que não representa os interesses da educação e as nossas necessidades. O que foi vendido na implantação do NEM tentou se utilizar dos pequenos, mas excelentes casos de sucessos vindos das experiências educacionais em PE.
As reclamações de estudantes, familiares, professores e demais profissionais da educação evidenciam que o NEM era uma mera propaganda, beneficiando interesses de grupos privados e gerando grandes transtornos em sua implementação. O discurso de liberdade de escolha para os estudantes se mostrou ilusão para muitos. Eles são principalmente excluídos de uma educação ampla de qualidade, dificultados do acesso ao ensino superior e apresentados com disciplinas genéricas que não lhes oferecem o prometido: correlação do ensino com o mundo do trabalho e possibilidades de mudança de suas vidas. Além disso, houve um aumento da disparidade entre ensino público e privado e grandes frustrações para o trabalho dos professores.
Estudantes secundaristas de diferentes escolas de Bezerros, professores e militantes da cidade se uniram, articulando um formulário para mapear as perspectivas dos estudantes sobre suas experiências atuais com o NEM.
Os resultados da pesquisa serão divulgados no fim do mês de abril, juntamente com um documento público que pode fornecer para a comunidade, os professores e os próprios estudantes quais as pautas e problemas que são enfrentados no NEM. É fundamental o apoio dos professores e o engajamento dos estudantes para a resposta ao formulário. Em nenhum momento, os próprios estudantes foram ouvidos de forma séria como atores no próprio ensino.
Foi anunciada, no último dia 3, a suspensão temporária (por enquanto até 90 dias) das etapas de implantação do NEM. Isso não significa sua revogação e, na prática, não muda as aulas que estão ocorrendo. Portanto, a mobilização precisa aumentar. Muitas disputas e consultas públicas ainda devem ocorrer para uma revogação ou adaptação do mesmo. Por isso, construímos esse formulário para que possamos mapear a visão dos estudantes secundaristas do município e fortalecer a luta pela revogação do NEM e construção de uma educação popular em Bezerros, que seja a representação dos interesses das e dos trabalhadores da educação e estudantes.
Para mais informações:Prof. MSc. Daniel Tiago de Vasconcelos (Doutorando da linha Saberes Históricos: Teoria, Ensino e Mídias – PPGH UFPE).Contato: danieltiagov@hotmail.com

Share