O pensamento crítico

Por Gabriel Laurentino

O pensamento crítico é um esforço consciente de avaliação criteriosa; é uma reflexão sobre no que se deve acreditar ou de como julgar uma experiência, observação ou argumento. O pensamento crítico é a capacidade de entender se há justificativa adequada para aceitar uma idéia como verdadeira. O pensador crítico pensa a partir do raciocínio lógico e da evidência empírica, como também usa critérios intelectuais amplos como clareza, credibilidade, precisão, relevância do que está sendo avaliado. Existem 5 habilidade ou atitudes fundamentais que caracterizam o pensamento crítico:

Flexibilidade e Ceticismo: O pensador crítico é flexível, mas mantém uma atitude de ceticismo saudável. Isso significa que pensadores críticos estão abertos a novas informações, ideias ou alegações, eles consideram honestamente explicações e possibilidade alternativas. No entanto, sua mente aberta é contrabalanceada por um saudável senso de ceticismo: o pensador crítico está sempre se perguntando quais evidências apóiam qualquer afirmação.

Investigação: O pensador crítico investiga as evidências antes de tirar conclusões. Em outras palavras, pensadores críticos se esforçam para considerar todas as evidências disponíveis antes de chegarem a conclusões. Ao avaliarem evidências eles diferenciam o que é um fato daquilo que é mera opinião baseada em sentimentos ou experiências pessoas.

Holismo: O pensador crítico é capaz de avaliar uma questão a partir de outros pontos de vista. Isso quer dizer que os pensadores críticos não estão limitados aos seus próprios pontos de vista, ele é capaz de imaginar e resolver problemas a partir de outros pontos de vista.

Autoconsciência: O pensador crítico está consciente de vieses e suposições ao avaliar evidências. Pensadores críticos procuram vieses e suposições que são inerentes a qualquer argumentação, eles também procuram identificar e minimizar a influencia de suas próprias distorções de julgamento.

Pensamento Reflexivo: o pensador crítico evita respostas instintivas. Em vez disso, pensadores críticos são reflexivos, eles sabem que questões mais complexas que dificilmente são resolvidas de forma simples. Portanto, o pensador crítico resiste à tentação de deixar de lado a complexidade de um problema, simplificando de forma inadequada. Ao contrário, o pensador crítico espera e aceita a complexidade.

Ao observar as 5 posturas do pensador crítico percebemos que pensar criticamente não é um processo banal, é pôr em prática um conjunto de atitudes e habilidades de raciocínio. Assim como acontece com quais quer outros conjunto de habilidades, quanto mais você pratica o pensamento crítico melhor pensador crítico você se torna.

Share