“O lugar da mulher é em todo lugar, desde que ela seja competente”

6428a666-9390-41c3-ade4-4ec0906800ac

Silvânia Maria de França, a popular Silvânia da Loja, é a nossa 58º entrevista da série que levamos ao ar todos os sábado. Pré candidata a vereadora pelo PSOL, Silvânia tem 36 anos, reside no bairro São Pedro, onde é comerciante há vinte anos. Ela nasceu na Serra Negra e veio para a cidade ainda criança. Se diz apaixonada pelo seu bairro e pretende dá sua contribuição como mulher no processo político.

BEZERROS HOJE- Qual a importância da participação da mulher no processo político de Bezerros?

E muito importante a participação da mulher na política pois devemos acabar com este preconceito que lugar da mulher e no fogão e cuidando só da casa. O lugar da mulher é em todo lugar, desde que ela seja competente.

BEZERROS HOJE- As eleições este ano tem novas regras que devem coibir a ostentação de candidatos nas ruas da cidade. Como você analisa o recado dado pela Justiça Eleitoral sobre o abuso do poder econômico?

Como bem falou o promotor de Bezerros, Guilherme, o eleitor precisa vota nas ideias dos candidatos e não no marketing deles. As regras vem colaborar nesse sentido e é muito importante observar que o limite de gastos para vereador dará um freio nisso. Pois como justificar uma campanha imensa de mídia com um valor limitado. Isso demonstra que esse candidato está usando o caixa dois e estará sendo observado por todos nós e não vamos nos calar se tivermos a certeza  que estão tentando comprar votos.

BEZERROS HOJE- O seu nome apareceu na lista do PSOL como pré candidata a vereadora. Qual a razão para você entrar para a política?

Eu vi um comunicado de apelo do partido para o chamamento de eleitor que queria ser candidato. Senti no pessoal uma seriedade com a política de Bezerros e resolvi me filiar. O PSOl é um partido novo, que presa pela honestidade. Temos a que acreditar sempre que teremos  bons representantes na Câmara é só sabermos em quem votar.

BEZERROS HOJE- O papel do vereador é legislar e fiscalizar o executivo. Esse papel tem sido desempenhado pela atual legislatura?

Os vereadores atuais provam por A + B que não estão fazendo o seu papel. Uns se apresentam como sendo chefe do executivo, mostrando obras que são recursos públicos, outros fazem da prefeitura um local de favores para os seus eleitores. Disseram recentemente que na Câmara tem parlamentar cheirando a enxofre, acho que boa parte deles estão assim mesmo.

BEZERROS HOJE- A maioria do eleitorado vota pela renovação da Câmara, mas desconhece as regras proporcionais e, mesmo votando em candidatos novos, acabam reelegendo vereadores que não bem vistos na sociedade. O que dizer para esse eleitor que procura mudar o legislativo?

A cauda eleitoral é justamente esses candidatos novos que vão se filiar nesses partidos onde os vereadores buscam a reeleição. Como os mais votados sempre são os vereadores de mandato, ele ganham as vagas que o partido conquista. Nem todo candidato novo está a serviço da renovação. A maioria só se preocupa com eles mesmos e não estão nem aí com a população.

BEZERROS HOJE- Caso a sua pré candidatura de vereadora se confirme, o que você colocaria como proposta de trabalho?

Darei o melhor de mim para representar a mulher bezerrense. Na minha comunidade, sinto a necessidade de defender ações como uma creche para o bairro São Pedro,  pois tem muitas mães que precisam trabalhar e não tem com quem deixar seus filhos. Terei uma atenção atenção especial no que se refere a criança e o adolescente, que são as bases de uma sociedade promissora.

BEZERROS HOJE- Suas considerações finais

Agradecer o espaço para expor minhas ideias e que outras mulheres também sejam convidas para também marcar posições no meio político.

Share

Leave a Reply