“O grupo da Mocó sempre foi importante na politica local , mas aos poucos foi se desfazendo e o que ficou foi os serviços prestados , principalmente na educação e na saúde”

 caca vereadorO vereador Cáca (PSD) é o nosso entrevistado deste sábado (16) dando continuidade a nossa série de entrevistas. Em o seu terceiro mandato à frente do legislativo de Bezerros, Cáca, que é funcionário efetivo da prefeitura de Bezerros (Auxiliar administrativo licenciado) e que já foi ex-Secretário de Finanças, fala sobre o apoio político do seu sogro (o popular Biu do Sindicato), da luta pela valorização do funcionalismo público de carreira, da família Andrade Lima (já que é neto do ex-prefeito Alcides de Andrade Lima e sobrinho de Glória Cardoso). Cáca, assim como os demais entrevistados, é instigado a falar sobre a atual administração e do cenário político para 16. Teria ele o interesse de compor alguma chapa majoritária? Essa e outras indagações você vai acompanhar a seguir:

Reveja a série de entrevistas com outras personalidades da política de Bezerros, acessando este link. A seguir basta ir visualizando as páginas da categoria.

BEZERROS HOJE- Você foi alçado a política pelo seu sogro, o popular Biu do Sindicato, mas tem uma história ligada a vida pública de Bezerros. Pode relatar?

CÁCA- Quando me lancei candidato a vereador, fui o substituto natural do meu sogro Sr. Biu do Sindicato que teve quatro mandatos consecutivos de vereador, quer bem representou a classe dos pobres deste município, principalmente na luta dos trabalhadores rurais. Sr Biu foi uma das peças mais importantes da minha vida pública, pois sempre me apoiou junto com a família, para ser um politico ético como ele sempre foi.

BEZERROS HOJE: Pode-se se dizer hoje que você é o político de mandato que representa o antigo grupo político da Mocó. O seu avó, o ex-prefeito Alcides de Andrade Lima, é pai de Glória Cardoso, portanto sua sua tia. Porque você nunca explorou essa sua biografia?

CÁCA- Como falei anteriormente, fui apresentado ao eleitor pelo meu sogro Biu do sindicato. A política é algo que ocorre naturalmente, em 2004 quando fui às ruas em busca do voto o município enfrentava a falta do saudoso “Lucas Cardoso” e Glorinha minha tia estava enfrentado momentos difíceis por ser a primeira campanha onde seu marido não participaria. Tem uma boa relação com todos, e o legado politico de cada individuo deve ser respeitado. O grupo da Mocó sempre foi importante na politica local , mas aos poucos foi se desfazendo e o que ficou foi os serviços prestados , principalmente na educação e na saúde . E por que não lembrar do incentivo a cultura ,  da“ Descoberta “ do potencial de Serra Negra e do Papangu. Como eleitor sempre militei ao lado de Amaro Rufino ( Maru) e Lucas Cardoso , onde vencemos 5 eleições consecutivas.

BEZERROSHOJE- O seu nome foi cogitado para a presidência da Câmara de Vereadores de Bezerros para o biênio 2015/2016. Mas você acabou apoiando a reeleição do atual presidente Nivaldo Santino. Por que?
CÁCA – Nas eleições de 2012 tive a honra de ser o vereador mais votado, obtendo 1.569 votos. Logo a população entendeu que eu seria o nome especulado para a presidência, porem  é bom salientar que sou desprovido de vaidade. Sou uma pessoa de bom relacionamento com os colegas vereadores. E quando Nivaldo se colocou como candidato, eu logo decidir votar nele para presidente, consequentemente na eleição posterior, também votei nele por considerar uma pessoa importante e de grande experiência para o cargo. Cabe salientar que nos dois biênios, faço parte da mesa diretora, sendo o primeiro secretário.

BEZERROS HOJE – Há uma intenção de vereadores veteranos não concorrerem a reeleição. Você chega no 3º mandato e confirmou pensar nessa possibilidade. Tem outro projeto em mente?

CÁCA- Parafraseando o que já disse Marcone Borba, em sua entrevista a esse conceituado site , “politica é feito nuvem “ e que hoje continuo a vislumbrar a reeleição. Isso se puder contar mais uma vez com o apoio do eleitor, afinal não somos unanimidade, mas temos correligionários que reivindicam nossa permanência na politica.

BEZERROS HOJE- O deputado Tadeu Alencar, apoiado por você e Glória Cardoso em 2014, esteve em Bezerros  discutindo emendas no valor de meio milhão de reais. Você prontamente direcionou para projetos na Saúde. Há uma previsão para quando teremos a ação concretizada?

CÁCA- Como disse Tadeu, a indicação dessas emendas deve ser apontada até terça. Porém trata-se do orçamento 2016, como vereador eu reivindiquei prontamente para aquisição de equipamentos voltados para á saúde, a fim de atender as famílias carentes do nosso município.

BEZERROS HOJE- Nos seus mandatos, as cobranças para a atualização do PCCS dos servidores tem sido constante. O que tem dificultado tanto essa resposta?

CÁCA- Os servidores municipais detém a necessidade de ter o seu plano de cargos e carreiras (P.C. C) atualizados, essa uma bandeira que sempre defendi e reivindiquei em todos os meus mandatos. Pois a última atualização ocorreu, no governo Samuel Domingos em 2003. Mas entendo que o momento atual é de enormes dificultadas financeiras para o município. Pois  a nossa maior renda é o fundo de participação dos municípios (F.P.M) que vem caindo a cada mês de forma nunca vista.
BEZERROS HOJE-  Como avalia a gestão do prefeito Branquinho?

Cáca- O governo Severino Otávio ( Branquinho ) dentro da medida do possível, tem realizado um governo satisfatório haja vista as dificuldades. Termos um prefeito sério, um homem público que tem responsabilidade com o dinheiro do contribuinte, sua seriedade na gestão. Nos dias de hoje já é um grande ganho para o município, onde sou testemunha do seu trabalho árduo para gerar empregos em nosso município.

BEZERROS HOJE- O vereador Cáca pode vir a compor uma chapa majoritária em 16?

Cáca- Quando a questão politica acho muito cedo para falar sobre esse assunto, pois o candidato natural é o atual prefeito Severino Otávio, o qual conta com meu apoio , não o sendo evidentemente será o jovem Breno Borba , pessoa que admiro muito e que já demostra ter habilidade politica e administrativa . Quanto as especulações em torno do meu nome para ocupar uma eventual chapa majoritária deve ser discutida pelo grupo politico, lembrando que temos outros  excelentes nomes  dentro do grupo que podem compor um eventual chapa .

BEZERROS HOJE – Suas considerações finais…

Cáca- Quero agradecer e parabenizar ao amigo Flávio Melo pelo espaço democrático neste conceituado site, que possibilita a população informações que noticiam o dia-dia de nossa querida Bezerros .

Share

Leave a Reply