“Não esperava que meus versos dessem tanta repercussão, é que o governador não acreditou que eu tinha feito aqueles versos naquele momento e achou que eu tinha sido induzida a fazê-lo”

fc673962-ce27-4d75-b315-58827d8fd33dA ex-secretária de Educação de Bezerros, a professora Elisângela Maria da Silva, 40 anos, pedagoga, figura na 29ª entrevista da série que levamos ao ar  aos sábados. Elisângela, assim como os demais entrevistados, recebeu a nossa pauta via rede social. Procuramos saber dela sobre  algumas situações políticas vividas e comentadas na gestão da ex-prefeita Bete de Dael. Elisângela também fez uma análise crítica da atual gestão e também avaliou a atual conjuntura política.  Confira a entrevista a seguir.

BEZERROS HOJE- 1º – Você fez parte do governo da ex-prefeita Bete de Dael e permaneceu aliada até o final da gestão. Muitos aliados saíram do barco, fragilizando a sustentação do governo. Foi um erro a ex-prefeita ter  tentado uma reeleição?

Elisângela- Abandonar o barco não é do meu perfil, respeito cada aliado que preferiu sair antes do barco afundar, eles devem ter tido suas razões Claro. Porém quando visto uma camisa vou até o fim fiz parte no governo de Bete de Dael de três secretarias importantes no município, fui diretora de turismo, Secretaria de governo e secretaria de educação, em gestões passadas meu nome sempre foi ventilado para assumir cargos porém por fazer parte do grupo de Doutor Lucas e Maru nunca fui aceita. Bete no entanto me aceitou e acreditou no meu trabalho.
Acredito que foi um erro pela perseguição política que Bete já vinha sofrendo (nunca se viu na história política de nossa cidade uma pessoa ser tão perseguida) Talvez teria sido uma decisão mais acertada pois garantiria uma tranquilidade maior caso ela quisesse disputar outra eleição, porém em respeito as pessoas que sempre a acompanharam, que se comoveram com toda a situação e que pedia pra ela continuar, ela assim o fez.

BEZERROS HOJE- Você tem tido contato com a ex-prefeita?

Elisângela- Sim. Bete não era minha amiga só porque me deu cargos no município. Através da ligação profissional acabamos tendo um elo de amizade onde Independente de política ou posição social eu procuro manter .

BEZERROS HOJE -Como secretária de Educação, o que destacaria de positivo e negativo na pasta durante a sua gestão?

Elisângela-Educação é um grande desafio. Assumir a educação foi pra mim uma honra tivemos uma Equipe unida, competente, acolhedora, respeitosa e sobretudo comprometida em fazer o melhor. No primeiro ano da minha gestão como secretária realizamos ações bastante significativas que nos deixaram muito felizes, posso elencar algumas como:
– Aquisição de ônibus e micro ônibus do programa caminho da escola.
-Construção de duas quadras poliesportivas uma na cidade e outra em encruzilhada
-Recurso para construção de uma escola.
-Recursos para construção de uma creche .
– 33 escolas reformadas e equipadas.
– Implantação do Programa Mais Educação.
– Inauguração da biblioteca do SESI.
– Devolução do prédio do Getúlio de Andrade Lima para o município.
-Realização do projeto Professor nota 10 com a cuminância festivas no castelo Pergentino com a participação de 800 funcionários.
– Conseguimos através do departamento de esporte levar 300 crianças da cidade e Zona Rural para um dia de lazer no SESC.
– Através do departamento de esporte realizamos a colônia de férias onde priorizamos a participação do aluno do espaço rural.
– Formatura de mil alunos que participaram do PROERD entre outros.
Porém no segundo ano por ser um ano político não podemos realizar muita coisa,o meu erro foi não ter tido traquejo político de perceber que por trás das reivindicações, dos ataques pessoais, das camisas pretas, dos narizes de palhaço só existia uma única reivindicação por parte de alguns professores. “Queremos está dentro da secretaria de educação, queremos ocupar cargos, não queremos ser professores de sala de aula.” Por que eu estou afirmando isto? Porque tudo que eles falavam que estava errado, que não podia na nossa gestão hoje é feito, existem situações gravíssimas que são abafadas por estas mesmas pessoas que em 2012 bradavam nos quatro cantos da cidade. Na verdade essa é a gestão do silêncio! O que tirei de lição de tudo, é que ganhei amigos verdadeiros e inimigos gratuitos, não porque não gostavam de Elizângela e sim por não aceitarem que eu recebesse este título de secretária.
Mas isso faz parte do processo pois como diz o mestre Confúcio “Por natureza os homens são próximos a educação é que os afasta”.

BEZERROS HOJE- Há um processo no TCE que envolve o seu nome por atos na secretaria. Qual a sua versão sobre isso?

Elisângela- O processo existe, hoje encaro como algo natural pra quem ocupa cargos públicos, a justiça está aí pra investigar, julgar e punir quem é responsável, estou aguardando a decisão final do TCE, estou tranquila ,espero que seja responsabilizado e responda quem de fato merece ser,o que não é o meu caso.

BEZERROS HOJE- Houve um episódio bastante comentado no meio político de uns versos que você teria feito e endereçado ao ex-governador Eduardo Campos, com conteúdo político crítico, por conta de ‘injustiças’ para com a ex-prefeita. Qual a versão disso tudo?

Elisângela: Fico feliz de hoje poder falar realmente o que aconteceu sobre os versos que fiz para o ex-governador, não foi uma crítica contra injustiças com a ex prefeita e sim com o povo de bezerros, na verdade eu não esperava que meus versos dessem tanta repercussão, é que o governador não acreditou que eu tinha feito aqueles versos naquele momento e achou que eu tinha sido induzida a fazê-lo, mas quem me conhece sabe dessa facilidade que tenho em fazer versos e paródias. Como Passamos o dia inteiro tentando falar com ele sobre as dificuldades do município e não conseguimos quando chegamos em Gravatá para jantar ele estava, enquanto Bete pedia o jantar eu escrevi alguns versos pedindo que ajudasse a prefeita a administrar Bezerros, que se ele tinha alguma questão pessoal com ela ele relevasse porque ele não poderia esquecer que 85% dos bezerrense votaram nele e precisavam dele.
A situação ficou difícil e tomou uma proporção maior porque alguns vereadores por terem uma certa ligação com ele passou a pressionar Bete para que eu saísse da pasta da educação, dizendo que não vinha mais nada para Bezerros o que não foi verdade porque neste mesmo ano 33 escolas foram reformadas e equipadas pelo Governo do Estado.

BEZERROS HOJE- Como você avalia o governo atual do prefeito Branquinho? É possível uma análise crítica comparando ao governo da ex-prefeita?

Elisângela – Governar não é fácil, Branquinho teve uma votação expressiva onde o povo realmente esperava um novo tempo. Porém, fazendo uma paralelo da gestão passada e da atual vejo o governo Branquinho como o governo da execução, e o acho muito sortudo. Primeiro por ter o governo do estado do seu lado e desfazer os nós que o ex Governador deixou para Bezerros no que se refere aos pedidos da ex prefeita. Segundo porque ele não tem oposição o que facilita e muito o trabalho da gestão; ao contrário de Bete. Terceiro porque ele está logrando os louros da gestão passada, posso citar algumas ações que foi Bete que trouxe para Bezerros e não pode concluir na sua gestão e que hoje Branquinho está executando, como a fábrica da Herval, Escola Técnica ETE, os calçamentos da estrada de Serra Negra e Sítio dos Remédios, as duas quadras esportivas da Escola Monsenhor e Nelson Castanha, a construção da escola de boas novas, a construção da creche, aquisição de micro-ônibus para educação, aquisição de ambulância e carros para Secretaria de Saúde , os calçamentos do bairro do Cruzeiro, o muro de arrimo, a guarda municipal, a UPA que lamentavelmente o atual governo achou melhor derrubar um patrimônio histórico para transformarlo UPA, entre outros. Então, acredito que não foi tão difícil para ele governar Bezerros durante esses 4 anos já que tudo estava bem encaminhado, sem falar do conhecimento técnico e de experiência administrativa coisa que Bete não tinha. Mas admiro a forma como ele governa, a tranquilidade com que ele atravessa as dificuldades, a autonomia que ele dá aos seus secretários, sua integridade e capacidade de administrar. É uma grande homem.

BEZERROS HOJE- Qual a sua posição política atual? Há interesse na disputa eleitoral deste ano?

Elisângela- Fui convidada para assumir a presidência do PSC pelo Deputado Silvio Costa e por neguinho de Israel, porém o deputado desfiliou-se desse partido e ficou de conversar comigo, neguinho já me ofereceu outra presidência porém ainda não tenho pretensão de disputa política. Vamos deixar a política se desenhar para podermos decidir o que é mais coerente.  Pretendo estar junto de pessoas que eu acredito que realmente querem o melhor para Bezerros.

BEZERROS HOJE- Como você avalia o atual cenário político eleitoral? A oposição sairá unida? Qual nome representaria essa campo?

Elisângela- O cenário político hoje é bem confuso, ouço muitos representantes de partidos falarem que não se aliam ao atual prefeito, porém não querem se unir para formar uma oposição consistente. Hoje só mesmo Neguinho se declara candidato de oposição, e está buscando aliados. Sinto uma certa resistência de alguns nomes ventilados para a sucessão municipal em desagradar o prefeito o que torna cada vez mais difícil a unificação para a oposição.

Outra situação bastante curiosa é que dentro da própria gestão existe grupos distintos o que faz com que até o momento a política de de Bezerros assemelha-se a Torre de Babel.

BEZERROS HOJE- Suas considerações finais…

Elisângela: Quero agradecer ao Bezerros Hoje pelo convite e desejar um 2016 bastante promissor para todos os bezerrenses.

Share

Leave a Reply