Município deve passar de 6 (seis) cirurgias/mês para mais de 40

Média de cirurgias superava 90/mês antes do fechamento da Unidade Mista.

Texto abaixo: Caderno Bezerrense

A Prefeitura de Bezerros renovou a contratualização com o Hospital Jesus Pequenino e expandiu a oferta de cirurgias eletivas no município. Os procedimentos cirúrgicos terão um aumento de mais de 600%, já começando a partir deste mês. Com recursos próprios, serão investidos mais de R$ 100 mil mensais na saúde bezerrense. 


Conforme contrato assinado pela gestão anterior, o município realizava apenas seis cirurgias por mês. Um número insuficiente para atender a demanda da população bezerrense. A situação agravou-se com a pandemia da Covid-19 e o fechamento do bloco cirúrgico da Unidade Mista São José, após a queda de parte do teto da unidade hospitalar. Com a renovação de contrato e expansão das cirurgias, mais bezerrenses serão contemplados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.
Além do aumento no número de cirurgias eletivas (cirurgias programadas), também haverá ampliação de 100% na cota de densitometria óssea. Ou seja, na realização de exames para definir a massa óssea em regiões como a coluna lombar e fêmur, bem como o diagnóstico de osteoporose.
O documento foi assinado pela secretária de Saúde do município, Ieda Campos, e pela diretora do Hospital Jesus Pequenino, Glória Cardoso.

Leia o Caderno Bezerrense

Da Redação:

PREJUÍZO: O fechamento da Unidade Mista e consequentemente o fechamento do seu bloco cirúrgico representou um grande retrocesso para a saúde dos bezerrenses. A informação apurada pela redação é que o número de cirurgias eletivas na antiga maternidade, em 2019, passou de mil e cem intervenções (1100), o que gerava média de 90 cirurgias/mês.

Share