
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou, na última quinta-feira (7), a entrega de um drone à 3ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar (PMPE), sediada em Bezerros. O equipamento será utilizado em ações de monitoramento, apoio a operações policiais, acompanhamento de eventos e atividades de salvamento e resgate na região.
De acordo com o MPPE, o drone foi adquirido com recursos provenientes de acordos firmados entre o Ministério Público e investigados envolvidos em infrações de menor potencial ofensivo, sem violência e sem antecedentes criminais.
Esses acordos, chamados de Acordos de Não Persecução Penal (ANPP) e Acordos de Não Persecução Cível (ANPC), permitem que o investigado cumpra determinadas medidas, como pagamento de valores ou outras obrigações, evitando que o processo siga para julgamento.
Segundo o promotor de Justiça Luiz Gustavo de Melo, os valores arrecadados em diversos acordos das Promotorias de Camocim de São Félix e Sairé foram reunidos até atingir o montante necessário para a compra do equipamento solicitado pela Polícia Militar.
Ainda segundo o MPPE, Outros itens, como bafômetros, já haviam sido adquiridos através de recursos oriundos dos acordos de não persecução. O órgão destacou que a iniciativa contribui para fortalecer a estrutura e melhorar os serviços prestados à população na área da segurança pública
Com informações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).