Monsenhor Bosco deixa Caruaru para assumir capela em Bezerros

Robson Meriéverton

Após 19 anos ininterruptos dedicados à Capela de Nossa Senhora da Conceição, o monsenhor João Bosco Cabral dará sequência a sua missão religiosa, dessa vez assumindo o comando da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, em Bezerros. O convite partiu do padre Luiz Antônio, vigário da igreja, que aproveitou a empatia do religioso pela localidade, já que a cidade é a sua terra natal. Para marcar a nova fase, no próximo domingo (25), às 10h, será celebrada uma missa na capela do Seminário de Nossa Senhora das Dores, localizada na rua Garanhuns, no bairro Petrópolis, em Caruaru.

A celebração vai marcar também a comemoração dos 59 anos de sacerdócio do monsenhor João Bosco. Sobre a mudança, o religioso está bastante animado, já que é uma possibilidade de encarar novos desafios. “Sinto muito em deixar a Capela de Nossa Senhora da Conceição, pois foi aqui que conquistei muitos amigos. Em todo esse tempo que estive à sua frente, destaco a frequência dos fiéis nas celebrações diárias. Já sobre Bezerros, estou bastante animado pela proximidade que tenho com a cidade e com as obras religiosas”, enfatiza.

João Bosco aproveitou também para comentar algumas pequenas mudanças pela qual o catolicismo vem passando, desde que o papa Francisco assumiu o comando da Igreja. Para ele, um dos maiores desafios ainda é chamar a atenção do jovem. “Pelo carisma do papa Francisco, ele vem mostrando sua vocação para o papel de líder mundial. Ele chama a atenção não só dos católicos, mas dos adeptos de outras religiões. A participação dos fiéis já aumentou bastante. E a tendência é que essa frequência aumente a cada dia, sobretudo entre os jovens, com ações específicas, como é o caso dos encontros regulares promovidos pela Pastoral da Juventude”, afirma.

A entrega à vida religiosa de João Bosco Cabral começou aos 12 anos de idade, quando entrou para o seminário. Em seguida, cursou Filosofia e Teologia, ambos em Olinda. No dia 25 de janeiro de 1956, veio a Caruaru, onde foi ordenado padre por dom Paulo Hipólito, primeiro bispo da cidade. Já em fevereiro foi ordenado vigário cooperador da Catedral de Nossa Senhora das Dores. Em julho de 1957, assumiu o posto de vigário ecônomo da Catedral das Dores, onde permaneceu até o ano de 1984. Nesse mesmo ano, foi transferido para a Igreja da Paz, no bairro de Afogados, no Recife.

O monsenhor João Bosco também assumiu a reitoria do Seminário de Olinda por três anos. No ano de 1996, 12 anos após sua partida, regressou a Caruaru a convite do então bispo Antônio Costa.

Blog do Vanguarda

Share

Leave a Reply