Lula tem 46% das intenções de voto e Bolsonaro, 29%, indica pesquisa da Quaest

Pesquisa de intenção de voto para presidente feita por encomenda da Genial Investimentos indica uma situação de vigorosa estabilidade em relação aos dados apurados no mês passado pela mesma empresa

Por Ricardo Mendonça, Valor — São Paulo

Pesquisa de intenção de voto para presidente feita pela Quaest por encomenda da Genial Investimentos indica uma situação de vigorosa estabilidade em relação aos dados apurados no mês passado pela mesma empresa, quadro que, segundo o responsável pelo levantamento, mostra-se muito favorável ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O petista aparece como líder isolado nas seis simulações de primeiro turno realizadas entre os dias 29 de julho e 1º de agosto. Alcança 46% das intenções de voto quando os rivais são apenas o presidente Jair Bolsonaro, 29%, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), 12%.

Quando o ex-juiz Sergio Moro (sem partido), o apresentador de TV José Luiz Datena (PSL) ou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), são apresentados como concorrentes, a taxa de intenções de voto em Lula varia para 44%.

Nos testes feitos com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ou com o também ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM) na lista de postulantes, o petista marca 45%.

Em todos os testes, os desempenhos de Bolsonaro e Ciro variam apenas dentro da margem de erro, que é de três pontos para mais ou para menos.

SEGUNDO TURNO

Lula lidera com folga também todas as simulações de segundo turno. Contra Bolsonaro, vence por 54% a 33%. Contra Ciro, por 53% a 23%. O melhor desempenho ocorre na simulação contra Mandetta: 58% a 14%.

Leia mais aqui.

Share