HOSPITAL JESUS PEQUENINO LEMBRA O DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA


Sem títuloO câncer de mama é hoje umas das maiores causas de morte por tumores no nosso país, sendo que, nos últimos anos, a incidência desse tipo de tumor tem crescido de forma importante.

Visando alertar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce dessa doença, o dia 5 de fevereiro foi escolhido, há 4 anos, como o Dia Nacional da Mamografia.

O câncer de mama é a principal causa mundial de morte pela doença na população feminina, principalmente na faixa entre 39 e 58 anos. Cerca de 1,4 milhão de novos casos desse tipo de câncer são esperados anualmente em todo o planeta, correspondendo a cerca de 23% de todos os tipos de câncer. No nosso país, são estimados mais de 50 mil novos casos apenas nesse ano de 2015.

De acordo com o médico Adevan Lura, responsável pelo serviço de Mastologista do Hospital Jesus Pequenino, em Bezerros, esse tipo de câncer não possui causa definida, porém alguns fatores de risco já são bem estabelecidos. Entre eles o médico cita o histórico familiar (mãe ou irmã com esse tipo de tumor, principalmente antes da menopausa) e a presença de algumas alterações genéticas.

 “Quanto mais cedo conseguirmos descobrir se a paciente apresenta essa doença, através da realização de exames periódicos, mais chances ela terá de se curar do câncer de mama”, afirma o dr. Adevan.

Ele também alerta para que as mulheres fiquem atentas aos sinais do câncer de mama e, caso algum deles seja percebido, a paciente deve procurar um médico com o máximo de brevidade.

Entre os principais sinais do câncer de mama, o dr. Adevan Lura listas os seguintes:

– Aparecimento de ínguas nas axilas.

– Modificações na forma e no tamanho das mamas.

– Saída de secreção escura ou com sangue pelo mamilo.

– Modificações na pele, na aréola mamária ou no mamilo.

Ele lembra, no entanto, que não são todos os nódulos palpáveis na mama que representam um câncer. Algumas doenças benignas da mama, como por exemplo os cistos e os fibroadenomas, que podem ser percebidos ao toque, geralmente não apresentam maiores complicações.

Fundamental para a cura dessa doença, o diagnóstico precoce do câncer mamário pode ser feito através do exame clínico das mamas (realizado por profissionais de saúde especializados) e por exames de imagem, principalmente a mamografia e a ultrassonografia.

O médico radiologista Lucas Cardoso Neto, também do Hospital Jesus Pequenino, em Bezerros, explica que a mamografia é um exame de raios X das mamas, que consegue detectar alterações sugestivas de câncer, mesmo em estágio precoce, antes de se tornar palpável. Dessa forma, através desse exame, pode-se diminuir as chances de morte da paciente pelo câncer de mama entre 30% a 70%.

Ele lembra que as mulheres devem realizar esse exame pela primeira vez entre os 35 e os 40 anos , e após os 40 anos, deverão realizar a mamografia anualmente.

O Dr. Lucas Neto informa que a ultrassonografia também é um exame de muita importância na avaliação das mamas, principalmente em pacientes jovens, com mamas densas, ou para o esclarecimento de algum caso em que a mamografia tenha identificado suspeita.

“A ultrassonografia também é muito importante para a avaliação da doenças mamárias através da orientação de punções de nódulos, confirmando o diagnóstico”, lembra o Dr. Lucas Cardoso Neto

Câncer de mama mulheres jovens

Nas pacientes que descobrem a doença com menos de 40 anos, o câncer de mama costuma ser descoberto em estágios mais avançados, já que essas pacientes não estão inseridas na rotina de rastreamento da doença e somente buscam auxílio médico quando o tumor já se apresenta palpável.

“No caso de mulheres jovens, principalmente com menos de 30 anos, não indicamos a mamografia sem recomendação médica, já que é um exame que inclui a emissão de radiação que, quando aplicada de forma excessiva, pode ser nociva à saúde. Nessas pacientes, damos preferência para a avaliação das mamas com a ultrassonografia”, reforça o Dr. Adevan Lura.

Share

Leave a Reply