‘Holofotes para o anfitrião da Festa’

Carrocel de papangus em criativa fantasia de mascarado nas ruas de Bezerros.

Precisamos voltar a jogar os holofotes nos papangus – a maior atração do carnaval que ainda lota a cidade em pleno domingo de folia. É essa criatividade responsável pelo sucesso que o carnaval de Bezerros alcançou nas últimas três décadas.

Talvez poucas pessoas devem se lembrar qual fantasia foi a vencedora do concurso de papangus no ano passado. Na década 90 e nos anos 2000, por exemplo, eles estampavam as capas dos jornais no dia seguinte ao desfile. Era a receita para atrair mais e mais visitantes.

O tempo passou e o foco principal do evento parece ter perdido o seu norte. Junto a isso, observa-se a diminuição de público nos últimos carnavais.

A grade de programação precisa ser arrojada, inclusive divulgada antecipadamente. Essa foi sempre uma cobrança constante por razões óbvias, afinal o turista merece se programar com antecedência. Contudo, jogar no palco a responsabilidade pelo sucesso do evento, é deixar o papangu coadjuvante na sua própria festa e isso não é sinal positivo.

Em tempo, o que contamos como diferencial para que grupos de papangus abrilhantem as nossas ruas no domingo de carnaval? Essa mudança deve começar pela tímida premiação que se oferece no concurso dos mascarados e que desestimulam àqueles que sempre levaram o nosso carnaval ‘nas costas’. Os holofotes já não estão mais com eles!!!

Assista a evolução de papangu e sua criatividade.

Share