Hoje é dia do Rio Ipojuca

Blog do Abelhudo

O rio Ipojuca, considerado o terceiro mais poluído do Brasil – perdendo apenas para o Tietê (SP) e o Iguaçu (PR) – tem um dia só para ele no calendário estadual. O reconhecimento pela data e sua inclusão no calendário oficial de datas comemorativas do Estado veio por meio da Lei nº 16.360/2018, de autoria da deputada Laura Gomes (PSB), e sancionada pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Com 320 quilômetros de extensão, basta um olhar sobre o rio Ipojuca para ver que o recurso está bastante sofrido. Ao longo dos anos, as pessoas foram ocupando desordenadamente as beiras dos rios, um fator preponderante para acelerar o processo de assoreamento das margens e desmatamento da mata ciliar.

Acrescido a isso, o estuário do Ipojuca também foi bastante alterado, nos últimos 20 anos, em decorrência da instalação do Complexo Portuário de Suape, avalia o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio, Edson Lapa. “Outro grande problema é o despejo de esgotos doméstico e industrial que são jogados sem nenhum tratamento”, pontua, ressaltando a importância do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca), da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), para a recuperação da qualidade da água do rio. O investimento total é de R$ 990 milhões, com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Share