Gabeira reacende o debate sobre o teleférico da Serra Negra

Indicação foi aprovada no sentido de que a Assembleia Legislativa de Pernambuco também endosse o pedido.

Tema da coluna Os Bastidores da Política no último domingo, o teleférico da Serra Negra foi alvo de debate na reunião legislativa desta terça-feira (14) em Bezerros. O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Gabeira (PP), apresentou requerimento (aprovado por unanimidade) direcionado ao presidente da Assembléia Legislativa – Alepe, Deputado Alberto Eriberto Medeiros (PP), para que o legislativo estadual também passa a defender a intenção junto ao governo de Pernambuco.

O requerimento mereceu apartes na Câmara de Vereadores de Bezerros. O vereador Nivaldo Santino (PSB) lembrou que na época em que o projeto foi anunciado se observava muitos padrinhos no município. O vereador disse ter procurado encaminhar o projeto de pavimentação da estrada de Serra Negra, lembrando inclusive da pauta defendida pelo site. O vereador Eliel Vieira (PV) lamentou que Serra Negra não tenha tido prioridade para receber o equipamento. Ele destacou a beleza natural da região que propoeciona uma visão de toda a região. O vereador Júnior Carvalho (PSL) destacou ter presenciado um debate entre o ex-prefeito Branquinho e os deputados Waldemar Borges e Danilo Cabral ( todos do PSB) sobre os encaminhamentos e que discorda do presidente da casa quando disse que não há um projeto. Gabeira havia declarado que numa conversa com o ex-secretário de Turismo, hoje deputado federal Felipe Carreras, ficou clara que o que houve de fato foi a intenção, que ficou apenas na conversa. A iniciativa, portanto, pretende reacender a discussão a nível de legislativo estadual. Gabeira, no entanto, pediu que o executivo municipal, através do prefeito Breno e da pasta de Turismo, procure também encaminhar o projeto junto ao governo de Pernambuco lembrando do alinhamento político que há entre os dois governos.

HISTÓRICO

O projeto de teleféricos foi anunciado pelo governo do estado em 2012 e tinha objetivo de interiorizar o turismo visando a Copa do Mundo de 2014. O ex-secretário de Turismo Alberto Feitosa declarou durante a inauguração do equipamento de Bonito ter deixado todos os projetos prontos. O município de Bezerros recebeu ainda no governo Bete de Dael a visita técnica de equipe da Setur/PE. O município de Bezerros teria desapropriado um rochedo nas redondezas do polo cultural de Serra Negra. O vereador Gabeira quando candidato a deputado estadual reacendeu o tema.

Bonito- A redação apurou que Bonito logrou êxito no projeto porque havia uma intenção real do governo municipal para receber o equipamento. Todas as demandas de responsabilidade da prefeitura foram cumpridas e a questão política junto ao governo do Estado foi crucial nesse sentido. O que pode ter atrapalhado os encaminhamentos em Bezerros foi a equivocada posição política da ex-prefeita Bete, que resolveu apoiar para deputado estadual, em 2010, Leonardo Dias (PSB), invés de apoiar o deputado Alberto Feitosa (PR) alçado posteriormente para o cargo de secretário de Turismo do governo Eduardo Campos. Feitosa era próximo da prefeita e aliado do deputado Inocêncio Oliveira, também seu aliado. Houve, a época uma clara frustração política nesse sentido.

Diz matéria do G1 01/08/2013

O governo de Pernambuco lançou editais para construção de teleféricos nos municípios de Bonito, Gravatá e Bezerros e de um trem funicular em Caruaru, todos no Agreste. Os documentos – disponíveis no siteda Secretaria de Turismo de Pernambuco – preveem a montagem incluindo as estações de embarque, instalações mecânicas, fornecimento de material e mão de obra.

Empresas interessadas em participar das licitações de Bonito e Bezerros podem mandar propostas no dia 7 de outubro deste ano. No dia 31 do mesmo mês, haverá o recebimentos das interessadas nos processos de Caruaru e Gravatá. Para mais informações, está disponível o telefone da Setur: (81) 3182-8347.

Share

Os comentários estão desativados.