Frente fria vinda da Argentina provocou chuvas no Estado; doze cidades foram atingidas

Em Bezerros, enxurrada comprometeu trechos de pavimentação.

Desde a última sexta-feira (04), uma frente fria vinda da Argentina tem provocado chuvas intensas nas regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão pernambucano. Até a última atualização da Defesa Civil do Estado, 172 são os pernambucanos que ficaram desabrigados e 279 os desalojados.


Doze cidades do estado foram afetadas: Belém de Maria, Caruaru, Catende, Ipojuca, Jaqueira, Palmares, Petrolina, São Benedito do Sul e Xexéu, além de Bezerros, Canhotinho e Parnamirim, as quais decretaram situação de emergência.
A previsão, no entanto, para esta terça-feira (08), é de continuidade das chuvas no Norte e no Nordeste do País, como alerta a Defesa Civil Nacional. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 11 estados integram a lista dos que serão, ainda, afetados, e entre eles, Pernambuco.
Ainda segundo o Inmet, “os acumulados de chuvas podem chegar a 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 quilômetros por hora. Com isso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”.
Segundo Patrício Oliveira, Gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), é normal que chuvas intensas atinjam, nesta época do ano o Sertão do São Francisco, uma vez que este é o período relativo às chuvas fortes para a região. Contudo, para o Agreste e Mata Sul não era algo que se “esperava climatológicamente”.
Devido às mais de 450 pessoas que se encontram fora de suas casas, a Defesa Civil de Pernambuco disponibilizou cinco abrigos: dois em Catende, na Mata Sul, um em Parnamirim, no Sertão, e dois em Petrolina. O órgão também enviou equipes técnicas para as cidades de Palmares, São Benedito do Sul, Jaqueira, Catende, Canhotinho e Quipapá.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.

CBN

Share