Estaríamos à beira de uma “Grande Depressão”?

Operação Lava-jato. Um golpe orquestrado para impedir o mandato de uma presidenta, legitimamente, eleita. Dois anos seguidos de recessão econômica. Crescimento vertiginoso do índice de desemprego no País. Descrença nas instituições públicas e nos políticos. Instabilidade política, financeira e social. Juros altos. Reforma Trabalhista e da Previdência.

Essa é uma lista breve das coisas que assolam o país no decorrer dos últimos dois anos.

Como você se sente ao dormir com o preço da gasolina em 3,09 e ao calar da noite sofrer um aumento de quase 0,50 centavos? É confortável para você perceber que a cada dia mais aumentam os números da mendicância no país (coisa que há muito não se via)?

E o que você tem haver com tudo isso? Talvez você seja daqueles que está na posição de afetado, mas sente-se extremamente confortável em tecer comentários do tipo:” Isso é culpa de nossos políticos que são bandidos”; “Isso é Brasil” e etc…. Mas o que de fato você faz pra mudar isso? Na maioria das vezes, você que tanto fala, na verdade não faz nada. Pois é, a tendência é que você seja imóvel a tudo isto que está aí.

Você procura respostas fáceis que só pioram o problema. Você é contra quem protesta porque acha que seu silêncio muda algo. Mas… PARÁBENS… estamos aqui por que você contribuiu para isso.

Daqui pra frente como será? Não sabemos ao certo. O cenário econômico não é dos melhores e nem vislumbra uma retomada. Com a reforma trabalhista os direitos do trabalhador brasileiro se dissolvem e voltaremos ao período escravocrata. Sem falar que se aposentar será algo tão comemorado quanto a descoberta do elixir da longa vida pelos alquimistas (detalhe: eles nunca conseguiram).

Momentos como estes já foram experienciados no mundo afora, como nos Estados Unidos em 1929 e 1930. E o resultado não foi tão bom. É salutar lembrarmos que em alguns países como Alemanha e Itália, a grande depressão contribuiu para o levante de regimes totalitários e de extrema direita nazi-fascistas.

Mas voltando pra cá… Como anda o Brasil? Estamos ruim, camaradas. Beirando um abismo sem fim, e diga-se de passagem a coisa tá tão complicada que tem até grupo organizado como aquele que levou Hitler ao poder na Alemanha.

Desejo luz e livros para nosso povo.

Mikhail Gorbachiov é Cientista Social pela UFPE

Último artigo publicado:Não é porque estou na roda, que terei que dançar.

Entre em contato com Mikhail Gorbachiov pelo WhatSapp (81) 99428-4091

Share