“Esta indefinição demonstra que o povo ainda não participa ativamente do processo de escolha dos pré-candidatos”

dalbiramJosé Aldabiran da Silva, 32 anos, formado em serviço social, conselheiro tutelar da cidade de Bezerros, é o nosso 56º entrevistado da nossa série de entrevistas, que levamos ao ar todos os sábados. Aldabiran fala do papel do Conselho Tutelar e aborda assuntos políticos locais.

BEZERROS HOJE- A seleção para a escolha de candidatos ao Conselho Tutelar é considerada rigorosa, mas em compensação a qualificação dos eleitos é algo visível no processo. Na eleição de vereador não há tantas restrições e a qualidade da representação é a que vemos hoje. O seria preciso para mudar essa realidade?

ADALBIRAN SILVA – Sim o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) realmente tem grande relevância para garantir os direitos  das crianças e adolescentes  do país. Acredito ser necessário as  exigências da lei para qualificação do  conselheiro tutelar, uma  vez  que iremos garantir os direitos das crianças e adolescentes. Em  relação a eleição para vereador vejo que  seria muito importante que todos candidatos tivessem  qualificação para  exercer o cargo uma  vez  que estes  irão elaborar e aprovar leis  para  nossos munícipes.

BEZERROS HOJE- Qual o verdadeiro papel do Conselho Tutelar em um município?

ADALBIRAN SILVA – O  verdadeiro papel do Conselho Tutelar é primeiramente defender os direitos humanos de modo geral  com prioridade absoluta os direitos das crianças e dos adolescentes previstos  no Estatuto da Criança  e do Adolescente visando  sempre os direitos individuais  e coletivos  de nossas  crianças. De forma integrada  com o sistema de garantia de direitos.

BEZERROS HOJE- Você foi eleito em duas oportunidades conselheiro tutelar de Bezerros. Saiu de Sapucarana praticamente eleito, graças ao grupo que hoje da sustentação ao vereador Eugênio (PT). Como está o cenário hoje no distrito de Sapucarana, já que o vereador Eugênio busca novamente a reeleição?

ADALBIRAN SILVA – Sempre estive presente  na comunidade  de Sapucarana exercendo trabalhos comunitários através de grupo de jovens,  associação de moradores, cooperativa agrícola e outros movimentos sociais, por isto  sempre fui  respaldado nas eleições para conselheiro tutelar com resultados positivos crescentes  a cada  eleição. Em minha opinião o cenário político em  Sapucarana  sempre foi muito disputado e  desta vez não será diferente, nesta eleição mais  disputado  ainda. Acredito que  o  companheiro Eugênio tem objetivos  sociais e  coletivos, o que o diferencia  das  outras  candidaturas postas, que estão na disputa por finalidades  individuais ou para atender seu próprio ego. Objetivo é diferente de finalidade,  na política temos  que  estar por objetivos claros e coletivos e não com finalidades própria.  O vereador Eugênio representa os movimentos sociais e políticos de esquerda, sem nunca  ter mudado de partido nem ideais,  sempre lutando  de  maneira muito honesta e digna, entendo ser uma voz verdadeira do povo na câmara.

BEZERROS HOJE- Como você analisa o cenário político de Bezerros. Estamos há menos de três meses das eleições sem saber quem será os candidatos a prefeito?

ADALBIRAN SILVA – Esta indefinição  demonstra que o povo ainda não participa ativamente  do processo de escolha dos pré-candidatos. Entendo  que os  candidatos deveriam surgir do processo natural do meio do povo. Tal indefinição só existe porque os candidatos surgem do lugar errado: os gabinetes dos poderosos ou para saciar seu próprio interesse.  O povo é apenas convidado a participar da eleição e não do momento de escolha de seus  representantes. Penso que esta indefinição também faz parte do jogo político.

BEZERROS HOJE -Você faz parte de um grupo que defende o governo da presidente Dilma Roussef (PT). O impeachment não fará bem ao país?

ADALBIRAN SILVA – Certamente não. O impeachment divide o país. É  um instrumento legal que deve ser usado apenas quando houver comprovação de  má conduta por parte do presidente o que segundo o próprio STF não houveram as tão faladas ” pedaladas fiscais”. Então entendo que o que houve foi manipulação da opinião pública por parte da grande mídia  e o  que  esta  muito claro os  “donos  do poder” usaram o impeachment  para ocultar e esconder seus próprios crimes. Acredito que “quem não defende um acordo firmado nas urnas, não defenderá um acordo firmado as escuras”. Defendemos  o governo da presidente Dilma Roussef (PT), por ter um projeto social de nação para o país, por ter mobilizado a estrutura social tirando milhões  de pessoas da classe C e melhorado a vida do povo pobre deste país,  por exemplo aqui em nossa cidade quatro das  últimas  obras três são do governo que defendo, a UPA, aproximadamente 100 casa  populares pelo Minha Casa Minha Vida e a creche do Bairro  Asa Branca e a escola em Boas Novas . temos muitos motivos para para defender este governo, pois defendemos os interesses do povo e os governos de esquerda também.

BEZERROS HOJE – Suas considerações finais… 

ADALBIRAN SILVA – Gostaria de agradecer a este veiculo de comunicação por sempre estar aberto a população bezerrense abordando sempre assuntos  relevantes em nosso município. Agradeço também de forma especial o apoio que sempre  recebi deste município e de forma particular a comunidade  de  Sapucarana por sempre acreditar  em meu trabalho junto ao  Conselho tutelar onde irei  sempre  honrar  a confiança em mim depositada.

Share

Leave a Reply