DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

A REBOQUE

Note, amigo leitor, ‘quase’ todas as posições tomadas a nível de município para o enfrentamento da Covid-19 se dá posteriormente a decisões já tomadas por outros governos municipais e isso vale até para os decretos que seguem a versão estadual. Quase, porque no caso da demissão de funcionários, o município acabou sendo protagonista na região, mas isso definitivamente não é um mérito. O governo Breno parece viver a ‘reboque’ das determinações dos outros, quando deveria se antecipar aos fatos e ser destaque pelas iniciativas tomadas. A imprensa cumpre o seu papel quando expõe os fatos, o que certamente contraria os defensores do governo municipal.

DESACREDITANDO

A prefeitura de Bezerros não explicou o fato do boletim epidemiológico registrar cinco casos suspeitos para a Covid-19 em 24h ( entre terça e quarta-feira da semana passada). O fato merecia uma maior explanação das autoridades municipais como se dá nos municípios vizinhos. O curioso é que os dados foram publicados logo após o site pedir explicações sobre uma socorrista do SAMU, com suspeita de ter contraído o vírus. É bom lembrar que desde o início da pandemia o site vem revelando casos suspeitos para a Covid-19 no município. O mais emblemático dos casos revelados foi o médico- diretor da Unidade Mista, que testou positivo. O município só o incluiu no boletim municipal duas semanas após a revelação. Cidades da região, que divulgam os dados detalhados desde o início da pandemia, já apresentam números mais preocupantes que Bezerros. Só para citar: Camocim de São Félix (3), Gravatá (5), Bonito (5) e Chã Grande (15).

MAIS CONFUNDE

A declaração do prefeito Breno Borba de que não há nenhum caso de coronavírus em Bezerros provocou grande confusão nas redes sociais e mais atrapalha que ajuda no alerta que se deve passar a população. Afinal, Bezerros tem ou não casos da Covid-19? Mesmo que os dois profissionais da saúde tenham se contaminado em outra cidade, como sugere o prefeito, há de se levar em consideração os contatos que os mesmos tiveram no município. O próprio Ministério da Saúde atenta para as transmissões comunitárias em todo território nacional e a pandemia já chega nas pequenas cidades. Como se sabe, os testes para a detectar o coronavírus são restritos a pacientes sintomáticos em estado de atenção e para profissionais de saúde. Isso se chama subnotificacão.

SILÊNCIO

A suspensão das reuniões legislativa por conta da pandemia deixou a maioria dos vereadores mudos. O fato é muito negativo, porque há necessidade de se ampliar o debate no combate à pandemia da Covid-19 no município. Os vereadores precisam debater as medidas da gestão municipal e, por isso, se faz necessário a retomada das reuniões mesmo que de forma remota. O presidente da Câmara de Vereadores, Gabeira, até lançou a proposta, mas parece que os pares da casa não fazem pressão para que a ideia se concretize. A Câmara de Vereadores precisa mostrar que está atuante. Essa semana meninos do Parlamento Jovem tomaram bonita iniciativa para a distribuição de álcool em gel e realizaram trabalho de conscientização pela cidade.

HOSPITAL DE CAMPANHA

É uma recomendação do Ministério da Saúde que os hospitais providenciem leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com complicações para a Covid-19. Em Bezerros, com a queda do teto da Unidade Mista, a principal emergência passou a funcionar no prédio da UPA. O site fez um levantamento e constatou que o município dispõe apenas de três ventiladores mecânicos. Aparelho importante para atender a pacientes com quadro de dificuldades respiratórias. A notícia oficial é que o hospital de Campanha, que funcionará no prédio do antigo fórum, terá apenas dois (2) dos vinte e nove (29) leitos para a média complexidade. Resta saber se os dois ventiladores mecânicos foram adquiridos ou se os da Unidade Mista foram remanejados.

CURTAS

José Antônio Monteiro, o popular Zé do Povo, deixará de fazer o programa do meio dia na próxima quinta-feira. A aproximade do radialista com o pré candidato a prefeito Gabeira foi um dos fatores de decisão da emissora, que promete afastar outros comunicadores ligados ao prefeito Breno.

Os deputados federais votados em Bezerros Thulio Gadelha (PDT) e Felipe Carreras (PSB) ganharam a mídia nacional. O primeiro foi o maior gastão de recursos do congresso em 2019 enquanto o segundo o mais econômico.

Com as notícias sobre a barragem Pedro Moura em Belo Jardim perto de verter e as chuvas na região, começa a preocupação dos comerciantes do centro da cidade como uma possível inundação no comércio. Parte do muro de arrimo no cais do rio continua no chão.

O TSE atualizou o sistema de filiações partidárias, agora vamos ficar sabendo como ficou os partidos para as eleições 2020, como já foi divulgada algumas composições já tem vereador sabendo que vai ser impossível renovar seu mandato e suplente desistindo de comprar o terno.

Seria importante, depois de anos com os nossos reservatórios em colapso (Barragem do Manuíno e Açude do Sítio dos Remédios), uma atenção especial para os agricultores que vivem da Agricultura Familiar como também um manejo melhor com o uso da água. São anos com as comunidades sofrendo com a falta do precioso líquido. Plantações de tomate era para ser liberada apenas com autorização do Poder Público.

O roubo de detergente e pias em lavatórios públicos instalados recentemente pela prefeitura de Bezerros merece repúdio de todos. Não haveria exemplo maior que a identificação e punição dos responsáveis. É essa a atitude exemplar que se espera.

Share